Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Doença vertebral degenerativa.

Muitos dos problemas da coluna são causados por processos degenerativos dos discos intervertebrais. Tudo o que você fizer durante o dia, desde o momento que levanta da cama, é um constante teste para a capacidade que tem a sua coluna de suportar das pressões do seu próprio peso. Com o tempo, os estresses e as lesões menores do dia a dia poderão começar a afetar os discos da sua coluna. Poderão ocorrer lesões pequenas no disco sem que haja, necessariamente, dor no momento inicial destas lesões. Entretanto, com o decorrer do tempo e com o somatório destas lesões, o disco poderá sofrer fissuras e rupturas. Ou seja, poderá começar a se degenerar.
Causas
A doença discal (discopatia) degenerativa pode afetar um ou vários discos intervertebrais. Existe um disco entre cada uma das vértebras da sua coluna. Os discos são destinados para absorver pressões e para manter a coluna vertebral flexível, atuando como amortecedores de choques durante o movimento. Sem os discos, as vértebras da sua coluna não conseguiriam movimentar-se nem teriam capacidade para absorver os estresses. Os ossos não conseguem sustentar altas pressões repetidamente sem que fiquem lesados. A maior parte dos estresses mecânicos proovocados pela movimentação diária são absorvidos pelos discos.
   A saúde do disco intervertebral depende, fundamentalmente, de uma adequada quantidade de água no núcleo pulposo. O conteúdo aquoso proporciona ao núcleo uma capacidade de distribuição de cargas semelhante a de um colchão de água.
Pressão excessiva ou lesões repetitivas podem causar dano ao ânulo fibroso, o anel externo do disco intervertebral. Geralmente esta é a primeira porção do disco a ficar lesada. Pequenas fissuras começam a formar-se neste anel externo. Estas fissuras podem curar através da produção de um tecido cicatricial, entretanto, este tecido cicatricial jamais terá a mesma resistência do anel fibroso original. Com o tempo, quanto mais tecido cicatricial for formado, mais fraco será o disco vertebral. Eventualmente, estas lesões podem atingir o núcleo gelatinoso interno do disco (núcleo pulposo), fazendo que este comece a perder água, entrando em um processo de desidratação progressivo.
   Devido a perda progressiva de água, os discos perdem a sua capacidade de atuarem como amortecedores das pressões exercidas sobre a coluna. Isso leva mais estresse ao anel externo produzindo mais fissuras, fazendo com que este processo de produção de lesões se transforme em um circulo vicioso. Com a perda progressiva de água existe um contínuo achatamento do disco, fazendo com que as vértebras vizinhas se aproximem umas das outras. Isso leva, consequentemente, a uma alteração também da altura das facetas articulares posteriores, fazendo com que estas passem, então, a trabalhar com muito maior fricção.
   Esporões ósseos (bicos de papagaio) podem começar a formar-se próximos ao espaço do disco intervertebral. Estes esporões podem também formar-se ao redor das facetas articulares. Estes esporões também tornam-se um problema quando crescem para dentro dos espaços por onde as raízes espinhais saem da medula espinhal (forames). Esta condição é chamada de estenose espinhal.
A Dor Discógena
Dor discógena é aquela dor originada pela degeneração do disco intervertebral. A degeneração do disco causa dor do tipo mecânico, ou seja, movimentos na região lesada do disco resultam em dor. Isso é similar ao que acontece em uma lesão em qualquer outro local do seu corpo, como um osso quebrado ou um corte na pele. Quando estas lesões são tratadas com cuidado, não existe dor. Entretanto, se você mover o osso quebrado ou esticar a pele próxima de um corte, isso causará dor.
A dor discógena geralmente causa dor no local próximo ao disco lesado. Entretanto, pelo fato do disco localizar-se próximo a estruturas nervosas, a dor poderá ser transmitida para o território de ação do nervo atingido (dor irradiada). Devido a isso, discos degenerados na região lombar podem provocar dor nas nádegas e nos membros inferiores, assim como, na própria região lombar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.