Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Viscosuplementação joelho.

Reduzir a dor articular
Dr. Francisco Santos Silva 
As doenças reumáticas são um dos grandes males da população em geral, particularmente quando nos referimos a pessoas de idade mais avançada. A artrose é a forma mais comum de reumatismo e conduz a situações de incapacidade no doente idoso.
A artrose é uma patologia degenerativa articular, com principal incidência na anca, no ombro e no joelho, podendo apresentar vários graus de evolução e comprometendo a qualidade de vida das pessoas que apresentam esta doença.
   De acordo com o Dr. Francisco Santos Silva, ortopedista e director clínico do Diartro – Instituto de Ortopedia e Prótese Articular, «a artrose ou, mais propriamente, a “doença da cartilagem“, é uma das afecções mais frequentes na nossa espécie. A “doença da cartilagem“ afecta uma parte significativa da população depois dos 45 anos, embora só em alguns casos com gravidade suficiente para determinar sintomas e conduzir a incapacidade funcional com
significado».
Numa articulação normal, as extremidades dos ossos que a compõem são cobertas por um tecido duro, elástico e esbranquiçado, designado por cartilagem, que permite o deslizamento suave dos mesmos e que actua como uma almofada, absorvendo os efeitos de impacto e de carga, durante o movimento.
   «No início desta doença, e determinada por vários factores, começa por ocorrer uma deterioração da cartilagem, com perda da sua regularidade e elasticidade e consequente diminuição da sua eficácia, o que progressivamente contribui para a sua degradação adicional», salienta Francisco Santos Silva, acrescentando:
«Na evolução da artrose, para além do envolvimento da cartilagem, há também, em associação, uma degradação progressiva nos outros tecidos que compõem a articulação, em especial na membrana sinovial, conduzindo à instalação progressiva de dor, deformação e limitação do movimento.»
Todas as articulações podem ser envolvidas por um processo de artrose. Contudo, e como já se referiu acima, as ancas e em particular os joelhos (as articulações de maior sobrecarga) são de longe as mais penalizadas.
Terapêutica da artrose
Apesar de não haver a possibilidade de cura para a artrose, pois não existem tratamentos que permitam definitivamente parar ou mesmo inverter um processo de «doença da cartilagem», é, no entanto, possível diminuir algumas das consequências, como a dor, a inflamação e a rigidez articular e assim melhorar os movimentos e a capacidade funcional geral do indivíduo.
«Nesse sentido, temos disponíveis uma variedade de medicamentos e procedimentos médicos capazes de aliviar os sintomas e minimizar a perda evolutiva da função na artrose.         De entre os medicamentos, a utilização de um analgésico clássico como o paracetamol é, em muitas situações, suficiente para garantir um alívio eficaz no tempo, sendo geralmente desprovido de riscos e, assim, bem tolerado em utilização prolongada. Os anti-inflamatórios, como o diclofenac e o ibuprofeno, também são com frequência adequados, embora possam acarretar, em utilização muito prolongada e não controlada pelo médico, alguns riscos, em particular para o aparelho digestivo», alerta Francisco Santos Silva.
Dos designados procedimentos médicos, a injecção de um produto com efeito terapêutico (ácido hialurónico) dentro de uma articulação, ou ainda em estruturas dolorosas na sua periferia (infiltração com corticóide), pode revelar-se bastante eficaz no suporte da artrose.
Viscosuplementação na artrose do joelho
De acordo com o ortopedista, «a administração intra-articular de ácido hialurónico exógeno (sintético) numa articulação com sinovial (com movimento), com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da cartilagem e as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, bem como promover redução da dor articular, designa-se por viscosuplementação», refere, acrescentando:
«É um dos procedimentos médicos que, actualmente e em determinadas fases evolutivas da “doença da cartilagem“, proporciona resultados muito favoráveis. Na viscosuplementação, o protocolo terapêutico é sempre adaptado a cada caso particular e de acordo com a gravidade da situação, a articulação
O QUE É O ÁCIDO HIALURÓNICO?
O ácido hialurónico (AH) é um polissacárido linear, formado por unidades dissacáridas, contendo N-acetil-D: glucosamina e ácido glucurónico. O AH está presente em quase todos os tecidos e fluidos biológicos humanos.
As propriedades viscoelásticas do AH proporcionam funções protectoras ao líquido sinovial, como a lubrificação e absorção do choque. O AH promove a absorção do choque durante os movimentos rápidos da articulação (corrida e salto) e a lubrificação durante os movimentos lentos (marcha).
No joelho, a quantidade total de AH é estimada entre 4 a 8 mg. Para utilização em tratamentos médicos intra-articulares, o AH é produzido quer a partir da crista dos galináceos (galos), quer por técnicas de biologia celular (a mais adequada).
   As formas mais comuns para uso clínico de ácido hialurónico são o hylan G-F 20 e o hialuronato de sódio. Há também formas de gel de ácido hialurónico, mas estas apenas apresentam propriedades de lubrificação.
O mecanismo de acção do AH exógeno intra-articular está ainda pouco esclarecido, mas, e em termos práticos, o seu efeito terapêutico normalmente prolonga-se por vários meses.
A administração intra-articular do AH apresenta, embora muito raras, algumas reacções adversas imediatas, tais como: eritema, dor articular, tumefacção articular, prurido, cãibras, sinovite aguda. Estes compromissos são fugazes.
VANTAGENS DA VISCOSUPLEMENTAÇÃO
A regular administração intra-articular de ácido hialurónico na artrose do joelho permite restaurar o normal ambiente reológico da cartilagem e as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, promovendo uma consistente redução da dor articular.

Texto: Teresa Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.