“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

Carregando...
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

NOTICIAS DA HORA.

Loading...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Remedio para combater a falta de cartilagem para o joelho.

Novidades para tratar lesões de cartilagem do joelho.
Em razão do grande volume de comentários relacionados à matéria “Novidades para tratar lesões de cartilagem do joelho”, publicada na seção Página Einstein do nosso Portal, elaboramos um texto com as perguntas mais recorrentes - que foram respondidas pelo Dr. Moisés Cohen, ortopedista, com especialidade em Medicina Desportiva, do Einstein, e autor da matéria. Esperamos dessa forma, ajudar a esclarecer as dúvidas dos nossos leitores.
COMO É FEITO O PROCEDIMENTO? TEMPO PARA A RECUPERAÇÃO E CASOS DE DOR INTENSA.
O transplante consiste na retirada de fragmentos de cartilagem do paciente para realizar a cultura e crescimento e, então, a posterior implantação no joelho lesado. É fundamental a avaliação médica, pois se a lesão for circunscrita, o transplante de cartilagem ou a transposição osteocondral podem ser utilizadas, porém se o joelho já está com desgaste generalizado - caracterizando artrose - não seria uma boa indicação, tendo que se pensar em outras alternativas. O tempo de recuperação vai variar de acordo com cada caso. Dr. Moisés Cohen - ortopedista.
PACIENTE ACIMA DOS 70 ANOS
Pacientes acima dos 70 anos não é o público ideal para realizar o transplante de cartilagem ou a transposição osteocondral pois podem já estar com desgaste generalizado, caracterizando artrose. Dr. Moisés Cohen - ortopedista.
QUEM FAZ E ONDE É FEITO?
Em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, pela equipe do Dr. Moisés Cohen.
ESSE TRATAMENTO PODE SUBSTITUIR DISCOS VERTEBRAIS?
Há trabalhos na área de engenharia de tecidos, em que a reprodução dos discos poderá, no futuro, ser feita. Dr. Moisés Cohen - ortopedista.
ESSE TRATAMENTO PODE SER UTILIZADO PARA LESÕES DE COTOVELO, ARTROSE DE QUADRIL E CABEÇA FEMORAL?
Não conhecemos indicação para as lesões do cotovelo, artrose de quadril ou lesões de cabeça femoral. No momento, a técnica tem sido realizada apenas para as lesões de joelho. Dr. Moisés Cohen - ortopedista.
Novidades para tratar lesões de cartilagem do joelho
Os avanços da medicina são impressionantes e ajudam as pessoas lesionadas a retomar a rotina com surpreendente rapidez.
É inegável que o jogo de futebol com os amigos no fim de semana faz bem para a saúde, mas o corre-corre atrás da bola sobrecarrega o joelho e aumenta os riscos de uma das lesões mais comuns: a de menisco, aquela estrutura cartilaginosa que facilita os movimentos da articulação. Mas não são só os atletas, profissionais ou os de fim de semana, que estão expostos ao risco. Um rompimento do menisco pode resultar de um movimento brusco ou até mesmo do impulso de ajoelhar repentinamente para pegar um objeto pesado.
Formada por células chamadas condrócitos, a articulação do joelho é capaz de suportar até 65 vezes o peso do corpo. Ao longo do tempo, a cartilagem rica em água se desidrata progressivamente e se desgasta até romper e expor o osso logo abaixo dela. O atrito aumenta, causando dor e diminuição da capacidade de movimentos. Com o passar dos anos, o desgaste nessa cartilagem também pode provocar a osteoartrose, doença que surge com a idade e é decorrente de processo degenarativo.
O grande problema de lesões na cartilagem é que esse tecido não tem capacidade de regeneração, como a pele, por exemplo. Reconstituir uma cartilagem lesionada é um trabalho difícil. Uma das técnicas mais aplicadas em pacientes jovens consiste em fazer pequenos furos no osso junto da cartilagem que, no processo de cicatrização, dão origem a um tecido fibrocartilaginoso, que reconstitui partes da cartilagem. Outra alternativa é utilizar fragmentos de osso com cartilagem retirados de uma área sadia do próprio joelho para recuperar aquela com o problema.
Biomateriais compatíveis com a cartilagem passaram a ser usados em transplantes e os resultados demonstram índices reais de recuperação da função do joelho.
Para quem apresenta lesões maiores, a evolução da cultura de cartilagem e da engenharia de tecidos trouxe boas notícias. Uma delas é o transplante autólogo de condrócitos. As células são retiradas do paciente, cultivadas em laboratório e depois reimplantadas na lesão. Nos últimos anos, novos materiais compatíveis com a cartilagem passaram a integrar esse novo tecido no transplante. São os chamados biomateriais. A Salubria®, substância semelhante à usada na fabricação de lentes de contato, é um dos biomateriais mais promissores por oferecer diferentes graus de resistência. Os resultados do transplante de células cartilaginosas foram divulgados neste ano no encontro da American Physical Society e demonstraram índices reais de recuperação da função dos joelhos.
O avanço da tecnologia e as pesquisas apontam caminhos promissores para a recuperação de pacientes, atletas ou não. Quando se trata de lidar com uma área tão delicada, a investigação sobre o tratamento mais indicado pode fazer muita diferença.

25 comentários:

  1. Sofri um acidente, tive perda de cartilagem no joelho e fissura no quadril, o quadril está recuperando só com repouso,porém no joelho me foi indicado a artrodese e não artroplastia pelo fato de eu ter 23 anos, como o transplante de cartilagem é indicado para pessoas mais jovens,fiquei com uma certa esperança, pois sou atleta e não gostaria de ficar com a perna imobilizada. Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Sou portador de tetra-paresia por distrofia muscular de cinturas; esse tipo de tratamento seria aconselhável à quem tem esse tipo de diagnóstico? Já quebrei o fêmur e os minísculos e tenho dificuldades de locomoção, mas ainda assim me esforço pra não ter que ficar constantemente na cadeira de rodas. O médico ortopedista me receitou o Oscal +D e Beum, esse segundo deveria tomá-lo num período de 3 meses apenas e já o fiz; mas por falta de fisioterapia venho sentindo muitas dores musculares e nos glúteos, por ficar maior parte do tempo assentado na cama... essas dores ocorrem geralmente quando me deito pra dormir. Desde já agradeço pela atenção e, que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. tive uma lesão destas no joelho jogando bola ,tirei uma ressonância e foi constatado que estou com um pequeno desgaste na cartilagem do joelho , no dia em que aconteceu não consegui dormir a noite de dor , hoje ja não doi muito , existi algum remédio que possa tomar pra ajudar na recuperação da cartilagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho o mesmo problema e estou tomando um remédio que se chama GLucosamine e Chondroitin, não sei se e vendido no Brasil, morro nos Estados Unidos e foi isso que o médico me receitou.

      Excluir
    2. NO BRASIL O GLUCOSAMINE E CHONDROITIN SAO VENDIDOS EM LOJAS DE PRODUTOS NATURAIS.

      Excluir
  4. tive uma lesão destas no joelho jogando bola ,tirei uma ressonância e foi constatado que estou com um pequeno desgaste na cartilagem do joelho , no dia em que aconteceu não consegui dormir a noite de dor , hoje ja não doi muito , existi algum remédio que possa tomar pra ajudar na recuperação da cartilagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condroitina e Glucosamina é um suplemento que ajuda a repor a cartilagem. Tem que pedir a receita para um médico e mandar fazer em uma farmácia de manipulação. Nos Eua e Europa esse suplemento pode ser encontrado em qualquer farmácia.
      O tratamento é lento, tem que tomar o suplemento por anos.. e como no meu caso, que continuo fazendo ballet clássico, provavelmente terei que tomar a vida toda...
      É bom também procurar um fisioterapeuta para indicar exercícios para fortalecer a musculatura da perna, assim diminuindo o impacto na musculatura.

      Excluir
    2. opa.. diminuindo o impacto na -articulação-.

      Excluir
  5. Olá, sou Fabiana tenho 34 anos, moro em Brasília e sofro de Artrite Reumatóide a 15 anos.Tomo várias medicações e já alguns meses esses remédios não estão fazendo mais efeito. Conversei com vários médicos e todos disseram que tenho que colocar a prótese nos dois joelhos, pois não tenho mais cartilagem. Gostaria de saber se tem alguma técnica recente para repor a cartilagem, pois tenho muito medo da cirurgia de prótese.

    ResponderExcluir
  6. tenho 52anos estou com artrose nos 2joelhos,moro em salto sp.Ja fui em 3 ortopedista e deram remédios,fisioterapias mas a dor não passa.Gostaria de saber se tem como repor a cartilagem tenho medo terrivel de cirurgia e injeção.agradeço

    ResponderExcluir
  7. OI.
    A REPOSIÇÃO DE CARTILAGEM CITADA NA POSTAGEM, É A MAIS RECENTE. É NECESSÁRIO FAZER UMA AVALIAÇÃO. PARA ISTO VOCE DEVE PEDIR UM ENCAMINHAMENTO DO SEU MÉDICO P/UM CENTRO MAIS PRÓXIMO. EM SÃO PAULO TEM ESTE CENTRO DE REFERENCIA, O HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, PELA EQUIPE DO DR. MOISÉS COHEN.
    BOM, É ISTO QUE POSSO LHES PASSAR.
    DEIXO MEU ABRAÇO.
    COM CARINHO, ESTER.

    ResponderExcluir
  8. alguem me ajuda tenho 18 anos estou com meu joelho estralando direto encomada pq faz ums barulhos esquesisto
    to a ponto de coloka graxa no joelho pratico wheeling bike meu joelho cansa rapido me ajudo grato pela atenção se alguem responde

    ResponderExcluir
  9. eu Hortencia morro em sampa tenho um filho que esta precisado de ajuda um medico ele tem um problema de quadri e esta ficado alejado por ão saer o que fazer

    ResponderExcluir
  10. Oi sou Jorge tenho 31 anos moro em poços de caldas mg machuquei meu joelho jogando bola tem dois anos machuquei o ligamento crusado tratei o ligamento mas minha cartilagem secou o q faco me ajudem por favor obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI JORGE.
      VOCE PRECISA DE UMA AVALIAÇAO MEDICA P/ASSUMIR UM TRATAMENTO.
      ABAIXO LINKS QUE PODEM LHE AUXILIAR.

      http://www.einstein.br/einstein-saude/pagina-einstein/Paginas/novidades-para-tratar-lesoes-de-cartilagem-do-joelho.aspx

      http://www.osteon.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=83%3Aartrose-de-joelho-e-desgaste-de-cartilagem&catid=48%3Aortopedia&Itemid=91&limitstart=1

      http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12477-tratamentos-para-lesoes-articulares

      MEU ABRAÇO E, BOA SORTE!
      ESTER.

      Excluir
  11. Olá meu nome é Eneida estou com uma lesão muito séria no joelho esquerdo, tenho falta de cartilagem e umm sisto o medico disse que preciso colocar uma protese como é feito este procedimento?

    ResponderExcluir
  12. que tipo de exercicio é recomendado pra que tem problema de desgaste de cartilagem no joelho? esteira pode?

    ResponderExcluir
  13. I must thank you for the efforts you've put in penning this website.

    I am hoping to see the same high-grade blog posts by you later on
    as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged
    me to get my own website now ;)

    My page :: calgary realtor

    ResponderExcluir
  14. Hi there, You've done a great job. I'll certainly digg it and
    personally recommend to my friends. I'm confident they'll be benefited
    from this web site.

    Feel free to visit my site ... http://durex-forum.havasdigitalserver.com/

    ResponderExcluir
  15. Someone essentially help to make severely articles
    I would state. This is the very first time I frequented your website page and thus far?

    I surprised with the analysis you made to make this
    particular submit extraordinary. Excellent activity!


    Also visit my blog manhattan property inspection

    ResponderExcluir
  16. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my
    blog that automatically tweet my newest twitter updates. I've been looking for a plug-in like this for
    quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look
    forward to your new updates.

    my weblog ... bistro md diet

    ResponderExcluir
  17. Whilst I typically adore to tweet and share updates
    regularly, this week I've been in tweet-overload.

    Using screenshots in your iphone is now easily possible.
    For two.one & two.two, you will need iTunes eight installed.



    Here is my blog :: Top Five Finance Applications Accessible For The Iphone

    ResponderExcluir
  18. Post writing is also a excitement, if you be familiar with after that
    you can write if not it is complex to write.

    Feel free to visit my web blog - baby uggs

    ResponderExcluir
  19. Hey! This is my first visit to your blog!
    We are a team of volunteers and starting a new
    initiative in a community in the same niche. Your blog provided us useful information to work on. You have
    done a wonderful job!

    My homepage ... cheap jordan shoes

    ResponderExcluir
  20. Ola sou Iracema tenho 50 ano e fui diagnosticada com um problema Alterações degenerativas da articulação metatarsofalangeana do hálux
    caracterizada por erosões condriais e edema ósseo subcondral . gostaria de saber qual é o tratamento indicado.

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo,com.br

Loading...

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.


Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.

Loading...
Loading...