“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

Carregando...
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

NOTICIAS DA HORA.

Loading...

sábado, 15 de janeiro de 2011

GASES INTESTINAIS,CÓLICAS,MUCO E FEZES ALTERADAS

Cerca de 50% dos pacientes que procuram atendimento gastroenterológico sofrem de problemas funcionais, ou seja, não apresentam lesão orgânica no aparelho digestivo demonstrável pelos métodos propedêuticos atuais. Entre as doenças funcionais, a síndrome do intestino irritável (SII) é a mais freqüente.1,2
Trata-se de uma alteração da motilidade do tubo digestivo caracterizada clinicamente por anormalidades do hábito intestinal (constipação e/ou diarréia) e dor abdominal, na ausência de patologia orgânica demonstrável.1
Embora a terminologia (SII) sugira alterações limitadas aos intestinos, todo o trato digestivo pode ser afetado do ponto de vista motor.
Recentemente, numa reunião internacional em Roma, estabeleceu-se um consenso para o diagnóstico da SII, conhecido como Critérios de Roma II.1 São eles:
1. presença em pelo menos 12 semanas (não necessariamente consecutivas), durante os últimos 12 meses, de desconforto ou dor abdominal com duas de três características:
a. alívio com a defecação;
b. início associado à alteração na freqüência das evacuações (mais de três vezes/dia ou menos de três vezes/semana);
c. início associado à alteração na forma (aparência) das fezes (fezes endurecidas, fragmentadas, em “cíbalos” ou “caprinas” e fezes pastosas e/ou líquidas).
2. vários sinais e sintomas foram apontados como elementos de reforço ao diagnóstico da SII:
a. esforço excessivo durante a defecação;
b. urgência para defecar;
c. sensação de evacuação incompleta;
d. eliminação de muco durante a evacuação;
e. sensação de plenitude ou distensão abdominal.
Os pacientes com SII com predomínio de diarréia apresentam mais de três evacuações/dia, fezes líquidas e/ou pastosas e necessidade urgente de defecar. Já os com SII com predomínio de obstipação (ou constipação) evacuam menos de três vezes/semana, as fezes são duras e fragmentadas (fezes em “cíbalos” ou “caprinas”), e realizam esforço excessivo para evacuar (evacuações laboriosas).

8 comentários:

  1. Obrigado. filomeno2006@yahoo.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, explicou perfeitamente o que é a SII. Mas do que nunca eu sei que sofro deste mal.
      E ja percebi que só piora quando agente estar estressado.
      Ja tem 3 dias que estou em crise. Muita colica, gases, diarreia e no primeiro dia tive o muco (catarro amarelo). Iniciou nesta semana quando tive uma discussão em casa.
      AAfff
      E que Jesus nos abençoe com esta luta.

      Excluir
  2. Emborra saiba que sofro de intestino irritável estou indo ao medico porque ja fazem 1 mes de muco frequente nas fezes todos os dias,essa crise não ta passando fácil.
    Existe algum receita caseira para controlar ou combater o muco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo a presença deste muco. Eu tambem tenho este muco, às vezes aparece, depois levam dias sem aparecer. E ja descobrir que o muco aparece mesmo quando me irrito ou me estresso. E tenho que me higienizar por varias vezes no dia após a defecação, caso contrario o ãnus fica irritado.
      Ta muito dificil estas crises, mas em Jesus vamos vencer. Amém.

      Excluir
  3. Boa noite! Tenho tido cólicas fracas e gases todos os dias, há quase duas semanas. Tive pouca diarreia e bastante cólica há 4 dias. E há um dia indisposição estomacal (enjoo e sensação de empazinamento). Tive dores de cabeça quase todos esses dias.mas o que me assusta são umas coisas brancas que tem saído junto com as fezes (meio gelatinosa). Fiquei com medo de ser teniase e fiz um epf, mas o resultado deu negativo. Minhas fezes estao normais e nao estão com sangue aparentemente, mas continuam com essas coisas brancas. Pode ser candidiase? Estou pensando em fazer coprocultra pra ver se é infeccao intestinal tambem. Me respondam por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. ola,eu sofro de ansiedade,eu gostaria de saber se ansiedade pode provocar problemas intestinais,pois tenho muitos gases e muitas vezes quando saî ,sai junto com liquido alguem me sab dizer k se pasa?obrigada

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, me passa seu e mail? Estou com os mesmo sintomas!

    ResponderExcluir
  6. Tenho tido muitas colicas, após a defecação as fezes são farfalhos

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo,com.br

Loading...

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.


Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.

Loading...
Loading...