Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O QUE QUER DIZER LESÕES DE NATUREZA MICROANGIOPÁTICA ATEROSCLERÓTICA.

Tenho recebido muitos e-mails com perguntas sobre o significado de gliose e microangiopatia ateroesclerótica. Isto porque é comum este achado em exames de ressonância magnética cerebral em pessoas acima de 50 anos de idade. Já respondi inclusive a um depoimento deixado no blog a respeito, mas como é um assunto recorrente, resolvi abordá-lo melhor aqui.
Gliose é uma alteração da substância branca do cérebro evidenciada na ressonância magnética por lesões hiperintensas (esbranquiçadas) nas sequências FLAIR, geralmente proveniente de microangiopatia cerebral (doença de pequenos vasos do cérebro). Ela é decorrente de doença ateroesclerótica (formação de placas de ateroma na parede das artérias) de pequenos vasos.
Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como tabagismo, alcoolismo, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes e outras doenças que acometem vasos (vasculites, doenças reumáticas como Lupus). Existem outras doenças que podem cursar com gliose no SNC: Cadasil, p.ex., é uma doença hereditária (familiar) que cursa com essas alterações em pessoas em idade mais jovem. Estudos têm demonstrado que essas lesões também podem ocorrer com maior freqüência em pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos, dentre eles o transtorno bipolar, a esquizofrenia, as depressões crônicas e a dependência química. Outros estudos já associaram também esses achados à enxaqueca.
A maior parte dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa não sente nada ou o que sente não pode ser relacionado às glioses. Mas a simples presença delas indica a necessidade de algumas medidas preventivas, como combater o sedentarismo, controlar o colesterol, reduzir o uso de substâncias químicas como tabaco e álcool, controlar bem a pressão e os níveis de glicose no sangue, evitar o estresse, dentre outras medidas, como hábitos saudáveis de vida. Isto porque, com o avançar da idade, as glioses podem se transformar em um problema maior.
O número de lesões, sua localização, a idade do paciente e outros fatores relacionados ao envelhecimento cerebral podem predispor o paciente com glioses a uma doença degenerativa cerebral, como a demência vascular. É importante frisar que nem todo o paciente desenvolverá demência e que o diagnóstico de demência deve ser, antes de tudo, clínico. É preciso avaliar as funções cognitivas, como memória e atenção, para saber se aquela pessoa tem ou não demência.
O mais comum, porém, é o paciente com gliose ter alguma perturbação do humor, seja ela pre-existente ou consequência das glioses. Já atendi pacientes que não tinham os fatores de risco que citei, que não tinham doenças clínicas que justificassem as glioses, mas que possuíam uma história de depressão e transtono de humor ao longo da vida.
O termo “depressão vascular” tem sido utilizado para esses casos. Os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos e ansiosos (crônicos), irritabilidade, intolerância, com algum grau de impulsividade. Em geral esses pacientes têm glioses na substância branca do lobo frontal em quantidade moderada a alta. O quadro é mais exuberante quando existem glioses nos núcleos da base, como o núcleo caudado. Outros sintomas que podem ocorrer são tremores, perda de equilíbrio e dores de cabeça.
É importante que o paciente procure um psiquiatra para uma avaliação e tratamento. A depressão vascular tem algumas peculiaridades, uma delas o fato de não responder bem a antidepressivos, mas existem outros medicamentos capazes de controlar os sintomas e devolver a qualidade de vida aos pacientes.
Outro aspecto crucial e de caráter preventivo é a preocupação com a neuroproteção, ou seja, estar atento para os riscos de um envelhecimento cerebral mais acelerado e para a ocorrência de demência. O paciente deve ser acompanhado evolutivamente quanto às suas funções cognitivas, como memória e atenção, para iniciar precocemente uso de medicamentos neuroprotetores e anti-oxidantes que o protejam melhor de uma doença degenerativa.
Glioses possuem alguns sinônimos como: microangiopatia isquêmica, ateroesclerose cerebral, doença ateroesclerótica cerebral.

DIREITO AO SAQUE DO FGTS POR ARTROSE.

Ementa
CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. SAQUE DE VALORES DEPOSITADOS EM CONTA VINCULADA DO FGTS. AGRAVADO PORTADOR DE ARTROSE DEGENERATIVA E COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO EM VIRTUDE DE ATROPELAMENTO. POSSIBILIDADE. DIREITO À VIDA E À SAÚDE (ARTS.  E 196DA CARTA MAGNA). INTERPRETAÇÃO EXTENSIVA DO ART. 20 DA LEI Nº 8.036/90. AGRAVO IMPROVIDO.
1. Trata-se de Agravo de Instrumento, interposto em sede de ação ordinária, no bojo do qual se objetiva a liberação dos valores depositados na conta vinculada do FGTS do agravado, que é portador de artrose degenerativa e possui dificuldades de locomoção em virtude de atropelamento.
2. A possibilidade de levantamento do FGTS por motivo de doença não se esgota nos casos de neoplasia maligna e AIDS, expressamente previstos na legislação de regência (art. 20 da Lei nº 8.036/90). Nada impede que seja dada interpretação extensiva a tais dispositivos, no sentido de assegurar o direito à vida e à saúde, previstos nos arts.  e 196da Constituição Federal, que lhes serve de fundamento, de modo a considerar neles incluídas outras hipóteses para o levantamento dos depósitos de FGTS. Precedentes desta Corte.
3. Agravo de Instrumento conhecido mas improvido.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MANCHAS NO ROSTO APOS 40 ANOS. TRATAMENTO

VOCÊ ODE USAR ALGUNS PRODUTOS MAIS CASEIROS PARA CLAREAR PELE.
Ingredientes:
1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático)
1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas)
1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes)
Preparo:
Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar um mingau. Deixe esfriar.
vai virar um bagulho bem nogentinho parecendo mingal kkkkkk 
outros métodos são: 
faça esfoliação (com leite, fuba, mel, bicarbonato) tome cuidado bicarbonato clareia muito e quando usado diariamente pode causar manchas.
Você pode usar também Azeite de oliva. Ele é otimo para clarear, hidratar e outras coisas

MÁSCARA TÉRMICA COM COLÁGENO.

 Um tratamento alternativo são as máscaras térmicas de colágeno, que não só ajudam a remover as rugas, mas ajudam tambem a hidratar a pele e deixá-la nutrida.
O objectivo principal deste novo tratamento é hidratar a pele e fornecer colagénio a ela, um componente que se enfraquece ao longo do tempo. Ele também atua como tônico, acrescenta força à pele para melhor resistir as rugas  e manter a pele livre de manchas ou de pigmentações estranhas.
O colágeno também ajuda a proteger a pele contra o meio ambiente, possíveis ataques e sujeira que causaespinhas e cravos. O sol, com seus poderosos raios ultravioleta, que afeta até mesmo a pele com colágeno intacto, é por isso que essa máscara também é um grande aliado para as pessoas que querem proteger a sua pele.
As máscaras térmicas são quentes ou frias, em qualquer uma das duas temperaturas, os resultados são realmente muito benéficos para a pele, no entanto, recomendamos que ela seja feita quente, o calor e umidade favorecem uma melhor hidratação da pele, ideal para pessoas com pele seca ou maltratada.
COMO REMOVER ESTRIAS DAS MÃOS?

As estrias podem aparecer em todo o corpo, até nas mãos elas podem aparecer.
As estrias são lesões que ocorrem nas camadas mais profundas da pele e manifestam-se como linhas rosadas ou brancas, dependendo do tipo de pele e da profundidade das estrias.
Para prevenir as estrias, devemos primeiro cuidar do nosso peso e ter uma dieta rica em vitaminas para fortalecer a resistência da nossa pele a lesões como esta. Coma fruta e vegetais, e lembre-se sempre de se manter hidratado(a), é bom manter a pele hidratada para evitar essas lesões.
Se você tem estrias em suas mãos você pode aplicar algumas das dicas caseiras a seguir:
• Misture sabão líquido com açúcar. aplique em suas mãos ao final do banho e não enxágue muito, tire o exesso da mistura.
• As estrias brancas são mais fáceis de tratar. Faça a sua própria máscara para as mãos.
Amasse a poupa de um pêssego, pique uma cenoura em pedacinhos e meia beterraba. Bata no liquidificador até virar um creme, depois aplique esta mistura em suas mãos (também usada para outras partes do corpo) e deixe por vinte minutos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ BLEFAROESPASMO.

Aposentadoria por invalidez é prova da perda definitiva da capacidade 

para o trabalho.


O artigo 42 da Lei 8.213/91 estabelece que a aposentadoria por invalidez é devida ao segurado que for considerado incapaz e que não puder ser reabilitado para realizar atividade que lhe garanta a subsistência. Nesse contexto, toda aposentadoria por invalidez pressupõe a perda definitiva da capacidade para o trabalho.

domingo, 5 de agosto de 2012

Nodulo Solto No Saco Escrotal NÓDULOS NOS TESTÍCULOS.

Sinônimos/nomes populares:
Os nódulos de testículo também são chamados de massas testiculares ou tumores testiculares.
Tumor é um nome genérico para aumentos de volume localizados, tanto de origem benigna ou maligna. Popularmente são chamados de várias maneiras como caroço, bola.
O que é?
São crescimentos localizados ou não que ocorrem no testículo. Geralmente são encontrados pelo paciente ou sua parceira.
O volume do nódulo pode variar desde poucos milímetros (tamanho de um grão de arroz) até vários centímetros (envolvendo todo o testículo). As massas testiculares podem ser um sinal de câncer, principalmente em jovens entre 20 e 35 anos. 
Se o nódulo ou o aumento testicular for
 doloroso deve-se pensar nas seguintes causas:
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Traumatismo local (bolada, chute)
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Orquiepididimite
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Orquite pós-caxumba
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Torção de testículo
Se pelo contrário, for indolor:
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Câncer
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Hidrocele ("água nos testículos")
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Hérnia
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Varicocele
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Cistos de epidídimo
Existem outras causas de massas testiculares ou escrotais.
O diagnóstico mais importante é o do câncer de testículo.
Como se faz o diagnóstico?
O paciente ou sua parceira notam massa testicular ou escrotal, às vezes por acaso, ao manusear o órgão, principalmente se essa massa for indolor.
Noutras situações, a dor traz o paciente ao médico (como nas orquiepididimites e torção de testículo).
Aumento de volume interferindo com a estética do escroto é outra causa de procura médica (é o caso das hidroceles).
História de traumatismo escrotal durante luta ou esporte é freqüentemente relatada pelos pacientes.
A história, presença ou não de dor, presença de nódulo localizado, idade do paciente, localização do nódulo no testículo são dados importantes no diagnóstico diferencial.
Exames de urina, urocultura, marcadores tumorais, hemograma, ecografia abdominal e escrotal complementam o diagnóstico.
Como se trata?
As orquiepididimites são tratadas com repouso, analgésicos e anti-inflamatórios, suspensório escrotal e antibióticos.
Se for o caso de torção de testículo, o tratamento é cirúrgico e de emergência.
As hidroceles e as varicoceles também podem ter tratamento cirúrgico, embora cada caso deva ser bem individualizado.
Se houver suspeita de tumor maligno de testículo, o paciente deve ser levado à cirurgia.
Exames pré-operatórios incluem marcadores tumorais séricos (substâncias que indicam a presença de tumores).
A cirurgia consiste no exame do testículo através de uma biópsia com abordagem (incisão) pela região inguinal (virilha)
No caso de confirmação de tumor maligno, todo o testículo é retirado (orquiectomia).
O tratamento posterior a ser instituído dependerá do tipo de tumor e da presença ou não de metástases.

TUMORES DE TESTÍCULO.

O que são?
Os tumores de testículos são tumores raros e ocorrem em 2-3 indivíduos para cada 100 mil homens. Sua maior incidência se encontra nos adultos jovens dos 15 aos 35 anos, que é a fase da maior atividade sexual e início da vida profissional.
Como se desenvolve?
Fatores genéticos estão relacionados no desenvolvimento dos tumores de testículo, visto que podem ocorrer casos familiares (entre irmãos, por exemplo).
Traumatismos são freqüentemente citados como possíveis geradores de tumores de testículo. O que se acredita é que o trauma chama a atenção para o testículo tumoral.
O uso de estrógenos pela mãe durante a gravidez pode ocasionar nos filhos uma maior incidência de tumores de testículo, atrofia testicular (testículos pequenos) ou criptorquidia (testículos fora de sua posição habitual).
Diga-se de passagem que pacientes com criptorquidia tem um risco 50 vezes maior de desenvolverem tumor de testículo do que pacientes normais.
O que se sente e como se faz o diagnóstico?
Os tumores de testículo podem se apresentar como nódulos indolores ou por aumento do volume do órgão. Alguns pacientes notam o problema pelo aumento de peso do testículo. Essas alterações podem progredir sem a percepção do paciente. Noutras situações - cerca de 10% dos casos- o tumor pode ter uma hemorragia interna, gerando um quadro agudo que pode ser confundido com outras inflamações benignas do testículo (por exemplo, orquite). Em 15% dos casos, já existem metástases e os sintomas surgirão conforme a área envolvida como: 
 
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
tosse ou dispnéia (pulmão)
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
dores nas costas (retroperitôneo)
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
edema de membros inferiores (envolvimento da veia cava) e outros
Aumento das mamas (ginecomastia) pode também ocorrer em alguns tumores de testículo. Ela ocorre devido ao aumento de produção de estrógenos ou por deficiencia da formação de andrógenos.
No exame físico do paciente, geralmente, palpa-se o nódulo ou o testículo endurecido, indolor.
Outras estruturas do saco escrotal (epidídimo, canal deferente), não estão envolvidas, a não ser em casos mais avançados.
Qualquer quadro agudo envolvendo testículo em pessoas jovens e que não resolver em 7-10 dias de tratamento convencional deve levantar suspeitas quando à presença de tumor. Em 10% dos casos, o paciente apresenta-se com manifestações de doença metastática como dor lombar,dispnéia, vômitos,ginecomastia ou perda de peso
Após realizado o exame físico, são solicitados exames complementares a fim de confirmar o diagnóstico, tais como: 
 
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
alfa fetoproteina e beta-HCG que são marcadores tumorais, isto é, substâncias produzidas pelos tumores e que estão aumentadas na sua presença. 8%dos seminomas produzem beta-HCG enquanto que 0% produzem alfa feto-proteina Os tumores não seminomatosos produzem ambos os marcadores em torno de 60% dos casos.
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
ecografia testicular, a qual nos dá idéia do volume e localização do tumor, bem como nos oferece a imagem do outro testículo.
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
tomografia abdominal total, a qual pesquisa o retroperitôneo (região localizada atrás da cavidade abdominal) na busca de metástases ganglionares.
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
RX de tórax ou tomografia de tórax.
Uma vez confirmada a suspeita clínica, o passo seguinte é a exploração inguinal. Realiza-se uma incisão na região inguinal do paciente e por ela o testículo é tracionado. Um fragmento da lesão (biópsia) é retirado e mandado para o patologista. Se for confirmada a presença de tumor maligno, o testículo é extirpado (orquiectomia).
O testículo é um órgão composto por diferentes tipos de células, as quais podem gerar diferentes tipos de tumores, cada um com um comportamento peculiar, com maior ou menor malignidade.
Os tumores também podem ser compostos por diferentes células. São os tumores mistos.
Não é a finalidade deste artigo dar conhecimento detalhado dos grupos celulares do testículo. Entretanto, esses podem ser divididos em dois grandes grupos: 
 
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
tumores seminomatosos e
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
não seminomatosos.
Tratamento
O conhecimento do componente celular do tumor e a presença ou não de metástases é que orientarão o tratamentofuturo.
Existem várias formas de tratamento: 
 
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
Orquiectomia radical(OR)
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
OR+linfadenectomia retroperitoneal (retirada de gânglios do retroperitôneo)
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
OR+quimioterapia
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
OR+linfadenectomia+quimioterapia
http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
OR+radioterapia (a radioterapia está indicada nos seminomas)
A escolha do tratamento ideal dependerá da extensão da doença ( estadiamento) e tipo histológico. Existem ainda as preferências de cada urologista que também devem ser consideradas.
Qual é o prognóstico?
O prognóstico varia com o tipo celular e com a extensão do tumor.
Nos últimos 25 anos, devido aos marcadores tumorais, aos métodos diagnósticos e à quimioterapia, houve uma melhora significativa na sobrevida dos pacientes, mesmo nos estágios mais avançados da doença. 

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.