Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CANSAÇO QUE FAZ ADOECER.

É quase impossível evitar que as pressões do cotidiano causem problemas de saúde, muitas vezes graves; a boa notícia é que podemos diminuir esses efeitos negativos criando “brechas de prazer” na rotina, em vez de esperar por alguns dias de férias uma ou duas vezes por ano.
Fim do ano. É nesse período que muita gente constata o inevitável: as energias estão se esgotando. O que parecia apenas sinal de cansaço, principalmente para aqueles que passaram vários meses sem folgas mais longas, não raro se transforma em lapsos de memória e irritação. Nos casos graves de exaustão aparecem sintomas como enxaqueca, dor nas costas e no estômago (e às vezes até úlcera), queda acentuada de cabelos e síndrome do intestino irritável. Por trás do desconforto físico está aquela conhecida palavrinha: estresse. Muitos torcem o nariz quando algum médico, psicólogo ou outro profissional da saúde cogita esse diagnóstico, mas há um fato que não se pode negar: associado a muitos problemas que atacam os órgãos ou regiões específicas do corpo está o esgotamento. 
Não é segredo que a natureza dotou nossos antepassados pré-históricos com uma ferramenta para ajudá-los a enfrentar ameaças: um sistema rápido de ativação capaz de aguçar a atenção, acelerar as batidas do coração, dilatar os vasos sanguíneos e preparar os músculos para lutar ou fugir de um predador que invadia a caverna. Porém, nós, os humanos modernos, estamos constantemente sujeitos ao estresse decorrente do estilo de vida contemporâneo: excesso de trabalho, barulho, pressão social, doenças físicas e desafios intelectuais. Como resultado, muitos órgãos de nosso corpo são atingidos por uma descarga implacável de sinais de alarme que podem danificá-los e nos fazer adoecer.
Apesar das mudanças no estilo de vida, nosso sistema cerebral ainda excita rapidamente o coração, os pulmões e outros órgãos, preparando-nos para enfrentar o perigo ou fugir dele. Afinal, hoje não são as feras que nos incomodam, mas o trânsito caótico, a sobrecarga de tarefas, os chefes intransigentes, os colegas medíocres dos quais dependemos, o risco de sermos assaltados e tantas outras ameaças. E quando enfrentamos estressores da vida moderna, o sistema pode bombar¬dear o corpo com sinais de alarme, capazes de comprometer nossa saúde.
Quando a visão, a audição ou os pensamentos indicam estresse, o hipotálamo inicia uma reação em cadeia, que envolve a amígdala e as glândulas pituitárias e adrenais, conduzida por impulsos nervosos e uma cascata de hormônios, entre eles o CRH, o ACHT e os glucocorticoides. Se os cientistas conseguirem determinar exatamente quais células receptoras no cérebro e nas glândulas propagam os sinais de esgotamento, poderão criar drogas específicas para interferir nesse processo, poupando os órgãos do esforço que o estresse provoca.
O que exatamente acontece no cérebro e no corpo quando estamos sobrecarregados? Quais órgãos são ativados? Quando os alarmes começam a causar problemas críticos? Nas últimas décadas, os pesquisadores identificaram diversas áreas que contribuem, de forma considerável, para determinar a forma como o corpo reage ao estresse e influem no modo como respondemos aos estressores externos. Essas regiões processam informação sensorial e emocional e se comunicam com uma vasta rede de nervos, órgãos, vasos sanguíneos e músculos, realocando as reservas de energia do corpo, de modo que possamos avaliar e reagir às situações.
Quando o estresse se desencadeia, o hipotálamo, uma pequena área localizada em uma região profunda do cérebro, entra em ação. Ele contém vários núcleos (ou conglomerados) de neurônios, responsáveis por tarefas diversas, como regular o sono, o apetite e o equilíbrio entre diversos hormônios. O conglomerado mais importante de neurônios é o núcleo paraventricular, que produz importante liberador de corticotropina (CRH), estimulante que desencadeia a reação do estresse.
O CRH foi descoberto em 1981 por Wylie Vale e seus colegas do Instituto Salk de Estudos Biológicos, em San Diego, e desde então tem sido objeto de pesquisa. Esse hormônio controla a reação ao estresse de duas formas. Na primeira, ele alcança os órgãos por meio do chamado braço longo – o caminho do sinal hormonal do hipotálamo para a glândula pituitária, no cérebro, e para as glândulas adrenais, nos rins. Esse braço é também conhecido como eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Ao atingir a pituitária o CRH faz com que a glândula libere o hormônio adrenocorticotrópico (ACHT) na circulação sanguínea. O ACTH, por sua vez, ativa as glândulas adrenais para liberar hormônios glucocorticoides no sangue. Níveis de glucocorticoides normalmente seguem um ritmo diário: alto no começo da manhã, baixo no fim do dia. Uma de suas principais tarefas é aumentar a glicose no sangue para fornecer energia aos músculos e nervos. Eles também controlam o metabolismo da glicose e o ciclo de sono-vigília. Como regulam funções tão importantes, os níveis desses hormônios têm de ser controlados com precisão e, sendo assim, estão sujeitos a um mecanismo de feedback no hipotálamo que pode rapidamente reverter o sistema para valores mais baixos.
O CRH também utiliza outro caminho, o “braço curto”. Uma pequena região no tronco encefálico chamada locus ceruleus funciona como um tipo de circuito elétrico neural, ligando as áreas cerebrais produtoras de CRH ao sistema nervoso autônomo, que controla os processos fisiológicos contínuos independentemente de nossa vontade, como respiração, pressão sanguínea, digestão e assim por diante.
O sistema de resposta do organismo produz feedback positivo para fortalecer a própria ação do estresse quando necessário, mas, se situações de tensão ocorrem constantemente (não raro várias vezes por dia), há um acúmulo que pode tornar-se perigosamente intenso. Apropriada ou não, a reação depende, em grande parte, das células que encobrem a glândula pituitária. O CRH envia sinais para essas células por meio de moléculas receptoras tipo 1 na membrana celular. Há alguns anos, os pesquisadores do Instituto Salk e do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique criaram camundongos nos quais receptores tipo 1 estavam ausentes. Mesmo quando expostos várias vezes a situações estressantes, os níveis sanguíneos de certos hormônios do estresse desses animais nunca se elevaram acima do normal. Eles sentiam-se obviamente menos estressados. É possível que drogas capazes de suprimir os efeitos do CRH nesses receptores possam, também, reduzir os níveis de estresse em pessoas perturbadas.
PARA GANHAR FÔLEGO
Conhecimentos mais recentes acerca do funcionamento do cérebro oferecem fortes indícios de como a tensão pode nos fazer adoecer e como neutralizar seus efeitos. Seja para um roedor, seja para uma pessoa, qualquer ativação do sistema de estresse é um evento extraordinário – e no momento em que a emergência termina, o sistema deve ser rapidamente desligado, de modo que os órgãos afetados possam se recuperar. Contudo, quando circunstâncias externas estimulam o sistema de estresse repetidamente, ele nunca deixa de reagir, e os órgãos nunca conseguem relaxar. Tal tensão crônica torna muitos tecidos vulneráveis a danos.
Mas nem toda reação é igual. Certo nível básico, chamado estresse positivo, é até desejável, porque nos mantém física e mentalmente prontos para agir bem. Porém, quando estamos em risco? Não há resposta consensual a essa pergunta. Não sabemos quanto barulho no ambiente de trabalho ou quantos relacionamentos rompidos nosso sistema de estresse pode suportar. Entretanto, um conjunto de pesquisas em desenvolvimento mostra que o estresse crônico compromete nossos órgãos e corpo. Embora já não enfrentemos o animal faminto na caverna, podemos ter de nos defrontar com dilemas igualmente terríveis, envolvendo diversos estressores mais insidiosos que estão sempre nos agredindo.
Então, o que fazer para diminuir a carga que pode nos prejudicar de forma tão grave? Cada vez mais psicólogos e médicos alertam para uma providência aparentemente simples, mas que pode fazer grande diferença para o bem-estar físico e mental: criar “brechas de prazer” na rotina, em vez de apenas aguardar, ansiosamente, pelas férias anuais. Ao praticar com frequência atividades prazerosas, de preferência que envolvam movimento ou relaxamento do corpo – como caminhadas, esporte, dança, meditação ou massagem –, criamos válvulas de escape para a tensão, ajudando o sistema cerebral a “descansar”. E assim ganhamos fôlego para aguardar as merecidas férias.

sábado, 6 de outubro de 2012

CURA DA MICROANGIOPATIA ISQUÊMICA CEREBRAL.

Glioses possuem alguns sinônimos como: microangiopatia isquêmica, ateroesclerose cerebral, doença ateroesclerótica cerebral.
Gliose é uma alteração da substância branca do cérebro evidenciada na ressonância magnética por lesões hiperintensas (esbranquiçadas) nas sequências FLAIR, geralmente proveniente de microangiopatia cerebral (doença de pequenos vasos do cérebro). Ela é decorrente de doença ateroesclerótica (formação de placas de ateroma na parede das artérias) de pequenos vasos.
Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como tabagismo, alcoolismo, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes e outras doenças que acometem vasos (vasculites, doenças reumáticas como Lupus). Existem outras doenças que podem cursar com gliose no SNC: Cadasil, p.ex., é uma doença hereditária (familiar) que cursa com essas alterações em pessoas em idade mais jovem. Estudos têm demonstrado que essas lesões também podem ocorrer com maior freqüência em pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos, dentre eles o transtorno bipolar, a esquizofrenia, as depressões crônicas e a dependência química. Outros estudos já associaram também esses achados à enxaqueca.
A maior parte dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa não sente nada ou o que sente não pode ser relacionado às glioses. Mas a simples presença delas indica a necessidade de algumas medidas preventivas, como combater o sedentarismo, controlar o colesterol, reduzir o uso de substâncias químicas como tabaco e álcool, controlar bem a pressão e os níveis de glicose no sangue, evitar o estresse, dentre outras medidas, como hábitos saudáveis de vida. Isto porque, com o avançar da idade, as glioses podem se transformar em um problema maior.
O número de lesões, sua localização, a idade do paciente e outros fatores relacionados ao envelhecimento cerebral podem predispor o paciente com glioses a uma doença degenerativa cerebral, como a demência vascular. É importante frisar que nem todo o paciente desenvolverá demência e que o diagnóstico de demência deve ser, antes de tudo, clínico. É preciso avaliar as funções cognitivas, como memória e atenção, para saber se aquela pessoa tem ou não demência.
O mais comum, porém, é o paciente com gliose ter alguma perturbação do humor, seja ela pre-existente ou consequência das glioses. Já atendi pacientes que não tinham os fatores de risco que citei, que não tinham doenças clínicas que justificassem as glioses, mas que possuíam uma história de depressão e transtono de humor ao longo da vida.
O termo “depressão vascular” tem sido utilizado para esses casos. Os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos e ansiosos (crônicos), irritabilidade, intolerância, com algum grau de impulsividade. Em geral esses pacientes têm glioses na substância branca do lobo frontal em quantidade moderada a alta. O quadro é mais exuberante quando existem glioses nos núcleos da base, como o núcleo caudado. Outros sintomas que podem ocorrer são tremores, perda de equilíbrio e dores de cabeça.
É importante que o paciente procure um psiquiatra para uma avaliação e tratamento. A depressão vascular tem algumas peculiaridades, uma delas o fato de não responder bem a antidepressivos, mas existem outros medicamentos capazes de controlar os sintomas e devolver a qualidade de vida aos pacientes.
Outro aspecto crucial e de caráter preventivo é a preocupação com a neuroproteção, ou seja, estar atento para os riscos de um envelhecimento cerebral mais acelerado e para a ocorrência de demência. O paciente deve ser acompanhado evolutivamente quanto às suas funções cognitivas, como memória e atenção, para iniciar precocemente uso de medicamentos neuroprotetores e anti-oxidantes que o protejam melhor de uma doença degenerativa.
É importante que o paciente procure um psiquiatra para uma avaliação e tratamento do quadro, que melhora muito com os medicamentos. Esse paciente deve também ser acompanhado evolutivamente quanto às suas funções cognitivas.
 Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira.

EXAME DE SANGUECREATINOFOSFOQUINASE ECPK PARA QUE SERVE

Material a ser analisado: Sangue extraído por punção da veia do braço. A CPK é uma enzima intracelular. É encontrada em maior proporção no músculo esquelético, músculo cardíaco e cérebro. Um aumento da dosagem da CPK significa lesão celular. A extensão e gravidade da lesão, determinarão o grau de elevação da enzima.
Objetivo do exame: Por ter uma distribuição tecidual tão específica, a determinação dos níveis séricos desta enzima, tem sido de grande utilidade na avaliação de doenças musculares, do infarto agudo do miocárdio e de diversos transtornos do músculo esquelético.
Credibilidade do exame: Altamente confiável.
Tempo gasto para realização do exame: 10 minutos.
Preparação do paciente: Geralmente nenhuma preparação especial é necessária.
Método utilizado para obter resultados: Ultravioleta.
Valores normais: até 130 UI / ml em homens e até 110 UI / ml nas mulheres
Valores aumentados: No infarto agudo do miocárdio, a CPK aumenta nas primeiras 2 a 6 horas, após o início do episodio, e alcança valores máximos nas 18 a 24 horas subseqüentes.
Transtornos miopáticos (miocardite, polimiosite, dermatomiosite), distrofia de Duchenne, síndrome de Ree, hipotermia prolongada, hipotireoidismo, cirurgia, traumatismos, etc.
Existem diversas causas que pode produzir aumento da CPK, como no caso de atividade física vigorosa ou trauma do músculo esquelético.
Medicamentos que podem alterar os resultados:
Aumento da CPK: Por anfotericina B, clofibrato, etanol, carbenozolona, halotano e succinilcolina administrados juntos, intoxicação com barbitúricos.
Fontes:
- Manual de exames.

DOENÇA CEREBROVASCULAR.

As doenças cerebrovasculares são um grupo de disfunções cerebrais relacionadas com a doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. A hipertensão arterial é a causa mais importante que pode causar danos ao revestimento dos vasos sanguíneos endotélios expondo o colágeno onde as plaquetas se juntam para dar início a um processo de reparação que nem sempre é completo e perfeito. Com a hipertensão permanente, as alterações à arquitectura dos vasos sanguíneos modifica-se, ficando mais estreitos, rígidos, deformados e desiguais, sendo mais vulneráveis às flutuações da pressão arterial. Uma queda na pressão arterial durante o sono pode levar à redução acentuada do fluxo sanguíneo no estreitamento dos vasos sanguíneos, causando um acidente vascular cerebral de manhã, com um aumento súbito da pressão arterial, podendo para além disso provocar lacrimejamento dos vasos sanguíneos e, posteriormente, uma hemorragia intracraniana durante a excitação diurna. Principalmente as pessoas que são idosas, diabéticas, fumantes ou que tenham doenças do coração têm a doença cerebrovascular. Todas as doenças relacionadas com a disfunção arterial podem ser classificadas como doença macrovascular. Este é um estudo simplista pelo qual as artérias estão bloqueadas pelos depósitos gordos ou por um coágulo. Os resultados da doença cerebrovascular pode incluir um AVC, ou mesmo por vezes um acidente vascular cerebral hemorrágico. Isquemia ou outras disfunções dos vasos sanguíneos podem afectar durante um acidente vascular cerebral.

TRATAMENTO PARA A DOENÇA CEREBROVASCULAR.
Sulfimpirazona são eficazes na redução do risco de AVC. Estes medicamentos têm sido eficazes no tratamento de pacientes com história de acidente vascular cerebral ou pacientes com risco de um evento de AVC.
A endarterectomia carotídea é um procedimento em que uma incisão é feita na artéria carótida e da placa removido com a ajuda de uma ferramenta de dissecção permitindo o fluxo sanguíneo normal. Então, a artéria é reparados com suturas ou um enxerto.
Na angioplastia carotídea e stent balão ponta do cateter é inserido na artéria e do balão inflado para pressionar contra a chapa de forma a achatar a placa e reabrir a artéria. Um pequeno, delgado tubo de malha metálica (stent) instalado no interior da artéria carótida para melhorar o fluxo do sangue nas artérias bloqueadas por placa. A órtese auxilia na prevenção da artéria em colapso ou fechar-se após o procedimento está completo.
Prevenção de Doenças Cerebrovasculares
A doença cerebrovascular pode ser melhor prevenida por obedecendo as seguintes recomendações:: parar de fumar, exercício físico regular, Comer uma dieta saudável para o coração, com baixo teor de gordura, manutenção do peso saudável ou evitar a obesidade, controle da pressão arterial, controle da hipertensão arterial, evitando a raiva ou estresse crônico e diminuir o colesterol sanguíneo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ÁCIDO ÚRICO E GOTA.

O que é:
O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo, mas que quando encontra-se elevado pode gerar sintomas como urina muito forte, inflamação e dor nas articulações, especialmente dos membros inferiores.
O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e em alguns casos pode gerar ainda ocálculo renal e para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, pobre em purinas e o tratamento deve ser feito com a toma de medicamentos.
Sintomas do ácido úrico elevado
Os sintomas do ácido úrico elevado são o surgimento de cristais de cálcio dentro das articulações provocando dor e inflamação local.
Geralmente as articulações mais afetadas pelo acúmulo de ácido úrico são as mãos, pés, tornozelos e joelhos. A urina muito concentrada pode gerar ainda a formação de pedras nos rins.
O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue.
Dieta para ácido úrico elevado
A dieta para ácido úrico elevado consiste em evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, frutos do mar e miúdos. Deve-se beber bastante água e preferir alimentos naturais ao invés dos industrializados e evitar as bebidas alcoólicas.
Tratamento para ácido úrico elevado
O tratamento para ácido úrico elevado é seguir a dieta acima citada e a toma de medicamentos receitados pelo médico. A toma de chás ou mesmo do remédio caseiro para ácido úrico podem ajudar no tratamento, mas não isentam a necessidade da toma dos medicamentos prescritos pelo médico.
Causas do ácido úrico elevado
Algumas das possíveis causas do ácido úrico elevado são:
obesidade;
diabetes;
alimentação;
ingestão de álcool;
acromegalia;
sarcoidose e
hipertensão arterial.
Valores reduzidos de ácido úrico podem indicar doença de wilson; câncer; ou o uso de fármacos antigotosos como o alopurinol ou a probenecida.
Remédio para ácido úrico elevado
Um dos remédios mais receitados no Brasil para o tratamento do ácido úrico elevado é o Alopurinol. Embora alguns indivíduos necessitem ainda da toma do Probenecid e da Sulfinpirazona, que vão ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina.
Deve-se evitar a toma de antiinflamatórios e diuréticos.
Exame de ácido úrico
O exame para analisar o ácido úrico pode ser feito ao sangue e à úrinaos e  valores normais devem ser os descritos a seguir:
Valores de referência de ácido úrico para o sangue:
Mulheres: 2,4 – 6,0 mg/dL
Homens: 3,4 – 7,0 mg/dL
Valores de referência de ácido úrico para a urina:
0,24 – 0,75 g/dia.
Valores elevados podem indicar condições patológicas instaladas como: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemias; doença infecciosa aguda; eclampsia grave;  choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress, alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia; psoríase.

MÁ CIRCULAÇÃO. CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.

Doença Linfática
O que é doença linfática?
É a doença decorrente de problemas de circulação nos vasos que transportam a linfa (um líquido que contém proteínas e outras substâncias) no organismo.
O que é exatamente sistema linfático? O que ele faz?
O sistema linfático é formado por vasos que transportam a linfa para os gânglios, também conhecidos como linfonodos. Uma das principais funções do sistema linfático é de transportar as proteínas, outras substâncias e líquidos através dos vasos linfáticos, assim como também ajudar o organismo a se defender contra diferentes microorganismos, por exemplo, as bactérias os vírus e fungos. A linfa, ao passar pelos linfonodos, sofre filtração, e é neste ponto que o organismo se defende combatendo as infecções.
Quais são as principais causas da doença linfática?
As duas principais causas são a congênita (a pessoa já nasce com o problema) e a infecciosa. Outras causas podem ser, tumores, radioterapia e após alguns tipos de cirurgia como a mastectomia radical entre outras.
Quais são os principais sintomas da doença linfática?
As pessoas com doença linfática têm uma menor circulação da linfa na região afetada. Podemos dizer, resumidamente, que, como a linfa fica mais “parada”, uma parte desse líquido sai de dentro pra fora do vaso linfático, ficando acumulado debaixo da pele, causando o inchaço (linfedema) dos pés, tornozelos, pernas ou dos braços. Quando o inchaço aumenta, pode causar dor no local, deformidades, dificuldade para movimentar a perna, o braço, etc. e até mesmo favorecer à infecções da pele. Nos casos mais complicados, o inchaço é tão grande que pode dificultar o movimento do membro, causando dificuldade ou mesmo incapacidade de andar normalmente.
A doença linfática pode piorar com o passar do tempo? Como ela progride?
Depende do caso. A doença linfática tem vários estágios, começando mais leve e podendo piorar com o tempo. A piora ou não da doença vai depender da sua causa, dos cuidados que a pessoa tem, da presença ou não de outras doenças, de complicações, da rapidez do diagnóstico e do tratamento.
Graus da doença linfática
- Pessoas que não têm inchaço (linfedema), porém têm problemas no sistema linfático (grau 0);
- Inchaços que desaparecem apenas com repouso noturno (grau I);
- Inchações que não diminuem com o repouso, mas que podem ser eliminados com drenagem linfática manual e procedimentos médicos (grau II);
- E, por fim, o estágio mais grave da doença, que se manifesta por inchações que não melhoram com o tratamento e são chamados de elefantíase (grau III).
Quais são os principais tipos de tratamentos?
São vários os tipos de tratamento para a doença linfática, porém, a escolha é feita de acordo com cada caso. No geral, o tratamento baseia-se no uso de medicamentos, compressão elástica e fisioterapia, podendo ser utilizados isoladamente ou em associação.
- Medicamentos: por exemplo, drogas chamadas de linfocinéticas têm a capacidade de aumentar a circulação dos vasos linfáticos e assim melhorar os sintomas.
- Fisioterapia: sessões de drenagem linfática manual e compressão pneumática intermitente melhoram, por meio da “massagem”, a circulação linfática.
- Cirurgia: indicada em rarísimos casos, geralmente quando não houve melhora dos sintomas com medicamentos e/ou fisioterapia.
Quais são as complicações das doenças linfáticas?
Entre as complicações mais freqüentes, podemos citar a erisipela, as linfagites (inflamações dos vasos linfáticos que podem ou não ser causadas por microorganismos) e o endurecimento da pele e da gordura (fibroedema).
Recomendações importantes
Pessoas com linfedema devem ir ao médico com freqüência para avaliações adequadas. Isso diminui o risco de infecções e de outras complicações e melhora a qualidade de vida das pessoas.

5 FATOS SOBRE A CIRCULAÇÃO DE SANGUE.

As maiorias dos problemas de saúde começam com má circulação sanguínea para várias partes do corpo.

1. Manter o coração saudável
Seu sangue é contido dentro de uma intrincada rede de artérias e veias, com o coração no centro da ação. Sangue oxigenado é bombeado para fora do coração através das artérias e o sangue oxigenado retorna ao coração através das veias. A atividade física temporariamente acelera esse processo, fazendo com que o coração bombear o sangue mais rápido. Quanto mais você exercita, mais eficiente o seu coração se torna. É por isso que você vai se sentir cada vez menos falta de ar e mais apto a continuar em um programa de exercícios. 
2. Estilo de vida podem afetar suas Artérias
Sua dieta, nível de atividade e genética podem afetar suas artérias. Com o tempo, uma dieta pouco saudável, sedentarismo e fatores genéticos podem causar o revestimento das artérias para se tornar obstruídas com depósitos de gordura chamadas placas. Estes podem contrair os vasos sanguíneos, levando à má circulação. Se isso ocorre nas artérias do coração, um ataque cardíaco podem ocorrer. No cérebro, um derrame pode ocorrer. Consumir uma dieta saudável que seja baixa em gorduras saturadas, a prática de exercício físico regular e deixar de fumar podem ajudar a preservar a saúde arterial
3. Veias insalubre pode causar inchaço
O sangue flui de volta ao coração através de uma rede de veias. Todas as nossas veias têm válvulas de sentido único que impedem o refluxo de sangue. Este mecanismo natural impede que nossos braços e pernas fiquem inchadas de sangue. Ocasionalmente, estas válvulas podem funcionar mal, levando ao inchaço, principalmente nas pernas. Vestindo calçados adequados, evitando-se ficar de pé por longos períodos de tempo e elevando suas pernas podem ajudar a aliviar o inchaço. Ocasionalmente, o médico também pode prescrever um diurético, ou pílula, se o inchaço é grave o suficiente.
4. Mãos e Pés fria poderia indicar doença Raynaud
Doença de Raynaud é uma desordem comum causada pelo espasmo dos vasos sanguíneos em resposta à temperatura fria. Os sintomas incluem a descoloração dos dedos das mãos e dos pés, dor e dormência ou formigamento. Mantendo as mãos e os pés cobertos e quente nos meses de inverno podem ajudar a evitar crises. No entanto, algumas pessoas experimentam graves e repetidos ataques que exigem o uso de um medicamento frequentemente utilizado para controle de pressão arterial. Pergunte ao seu médico se uma medicação, como um bloqueador dos canais de cálcio é ideal para você.
5. Raynaud não é o mesmo que Frostbite
Frostbite é um fenômeno bastante diferente de Raynaud, em que os danos permanentes nos tecidos podem ocorrer. Com o congelamento, o tecido que é exposto a temperaturas extremamente frias podem levar à morte celular. As áreas mais comumente afetadas são dedos, o nariz e orelhas. Os sintomas de congelação incluem dura, cera branca e de aparência da pele que é insensível ou doloroso. Se você suspeitar de congelação, execute as mãos em água morna. Evite usar água quente, desde a sua percepção de temperatura é alterada. Evite esfregar o tecido lesado, pois isso pode causar danos permanentes. Reduzir o risco de congelação, abrangendo todas as extremidades quente, roupas secas que a transpiração wick away (materiais sintéticos são melhores).

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.