Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atrofia acentuada cerebelo.

 Entre as doenças do grupo do parkinsonismo atípico temos a paralisia supranuclear progressiva, a atrofia de múltiplos sistemas, a degeneração corticobasal e a doença dos corpúsculos de Lewy.

Todas são doenças neurológicas degenerativas cuja causa ainda é desconhecida.

A paralisia supranuclear progressiva (PSP) é provavelmente a doença mais comum do grupo do parkinsonismo atípico.

É uma doença que se inicia por volta dos 50/60 anos de idade, sendo comum a presença, logo de início, de desequilíbrio e quedas. As manifestações parkinsonianas são comuns, mas é freqüente a ausência do tremor de repouso.

Com a evolução vão ficando evidentes os problemas com a deglutição e a fala. Mudança do humor, esquecimentos freqüentes e progressivos, dificuldade para movimentar os olhos no sentido vertical e uma postura anormal do pescoço para trás vão aparecendo na evolução da doença.

Não há ainda um tratamento medicamentoso específico para a PSP, mas a fisioterapia e a fonoterapia trazem benefícios. Nos EUA e na Europa existem associações dedicadas a familiares e pacientes com PSP e o site da Sociedade Americana de PSP (www.psp.org) traz informações muito interessantes.

A atrofia de múltiplos sistemas (AMS) é uma doença neurológica degenerativa cuja principal característica é a combinação de parkinsonismo, disfunção do sistema nervoso autônomo e sintomas relacionados ao mau funcionamento do cerebelo, uma das estruturas do cérebro. A disfunção autonômica manifesta-se com acentuada queda da pressão arterial do indivíduo em posição ereta (chamada “hipotensão ortostática”), descontrole urinário e alteração na função intestinal, entre outros sinais. Os sintomas relacionados ao cerebelo são incoordenação no andar (chamada de “ataxia da marcha”) e nos movimentos dos braços e das pernas.

Dependendo de cada paciente, um dos sintomas pode predominar sobre os demais. Quando os sintomas relacionados ao mau funcionamento autonômico predominam, pode-se dizer que a AMS tem o subtipo de “síndrome Shy-Drager”; quando o predomínio é dos sintomas cerebelares, “atrofia olivopontocerebelar”; no predomínio do parkinsonismo, “degeneração estriadonigral”.

Em todas as formas de AMS a levodopa, o mesmo medicamento utilizado na doença de Parkinson, pode trazer algum benefício ao paciente, especialmente nas fases iniciais. Medidas paralelas, como medicamentos para minimizar as oscilações da pressão arterial, a fisioterapia e a fonoterapia têm valia.

A doença por corpúsculos de Lewy tem alguma semelhança com o mal de Alzheimer, pois pode aparecer em pessoas mais idosas e associar um quadro demencial com sinais parkinsonianos leves. A degeneração corticobasal é uma doença muito rara que além de parkinsonismo pode manifestar contrações musculares e alteração na movimentação de um dos membros.

Apesar das inúmeras diferenças apontadas entre a DP e as diversas formas de parkinsonismo atípico, nem sempre, na prática, é fácil para o médico identificá-las com certeza. O conhecimento dessas doenças degenerativas do sistema nervoso que se confundem com a DP tem permitido uma maior capacidade para diagnosticar os pacientes e, assim, tratá-los de forma mais eficaz. Muitas pesquisas estão em andamento e temos certeza de que em breve o resultado delas trará novo alento aos pacientes.

Dr. Orlando G. Povoas Barsottini

Neurologista do Setor de Distúrbios do Movimento da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina

2 comentários:

  1. claudio segato rizzattisex. abr. 18, 12:58:00 PM 2014

    tenho atrofia cerebelar discreta; existe a possibilidade de regeneração?

    ResponderExcluir
  2. tenho atrofia cerebelar acentuada tem cura

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.