Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Prevençaõ doenças degenarativas idoso.

Médicos indicam vitamina D na prevenção de doenças degenerativas e auto-imunes. Sol é principal fonte

Maria Vianna, especial para O Globo Online

RIO - Apesar da fama de vilão quando o assunto é saúde, o sol é fundamentalpara a síntese da vitamina D, substância que ajuda a prevenir a osteoporose e outras doenças degenerativas comuns na velhice. Novas pesquisas divulgadas recentemente pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontam que a vitamina fortalece o sistema imunológico e estimula a formação de novas conexões entre os neurônios. Além de ser essencial para manter o cérebro funcionando a pleno vapor, a vitamina - em doses adequadas - é indispensável para deixar os ossos fortes desde a infância até a velhice.
- O importante hoje é que a ciência está descobrindo que a vitamina D não é importante apenas para facilitar o depósito de cálcio nos ossos, mas também ajuda a prevenir e a controlar várias doenças, como as auto-imunes. Infelizmente, por causa do estilo de vida moderno, a maioria das pessoas tem algum grau de deficiência de vitamina D no organismo justamente porque pega pouquíssimo sol no dia a dia - explica o neurologista Cícero Galli Coimbra, coordenador do Laboratório de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A maioria das pessoas tem algum grau de deficiência de vitamina D no organismo porque pega pouquíssimo sol no dia a dia (C. Galli)
E não é só no Brasil que a vitamina D voltou a ser foco de pesquisas científicas. Na Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, e na Imperial College, na Inglaterra, médicos constataram que a substância, junto com o cálcio, diminui a incidência de tumores na mama em mulheres na pré-menopausa. O Instituto Europeu do Câncer, na Itália, também constatou que a vitamina diminui o risco de mortalidade em quem tem câncer ou diabetes. Estudos em andamento na Escola de Medicina da Universidade de Drew, nos EUA, mostram que a vitamina tem ação benéfica na prevenção de doença oculares, da síndrome metabólica e até da gripe.
A geriatra Vilma Duarte, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, lembra que a exposição solar para aumentar a produção de vitamina D é mais importante em duas fases da vida: a infância e na terceira idade.
- Crianças com deficiência de vitamina D acabam tendo raquitismo. Já os idosos sofrem com a osteoporose - diz a médica. Vilma Duarte lembra que as mulheres brancas e de baixa estatura são as que mais devem se preocupar com a dose da vitamina no organismo.
Crianças com deficiência de vitamina D acabam tendo raquitismo. Já os idosos sofrem com a osteoporose (V. Duarte)
Sol ainda é melhor forma de garantir a vitamina
A forma principal de garantir a vitamina D é pegando um pouco de sol - 15 minutos pela manhã e mais 15 no fim do dia - mas há outras formas de garantir sua cota da substância. Os laticínios, o azeite de oliva, a gema de ovo, cereais integrais, frutas secas e o óleo de fígado de peixes como o arenque, o bacalhau, o salmão e a sardinha, tem doses de vitamina D. Os suplementos também são uma opção, mas só devem ser ingeridos sob orientação médica, já que doses elevadas são tóxicas.

- Quem quer prevenir doenças deve tentar pegar um pouquinho de sol, nos horários apropriados, diariamente. Passar uma tarde no sol no fim de semana também é melhor do que evitar a exposição por completo. A quantidade de sol necessária para repor a vitamina vai depender da idade, da cor da pele e da quantidade de roupa - menos é sempre melhor - que a pessoa vai estar usando. O filtro solar também diminui a produção da vitamina D, já que são osraios ultravioleta que estimulam o aumento da substância no organismo - ensina Cícero Galli.
A geriatra Vilma Duarte lembra que os bebês devem ser expostos a um pouquinho de sol sempre, assim como os idosos. O melhor horário para o famoso 'banho de sol' é às sete ou às oito da manhã, quando a temperatura ainda não é tão alta e os raios do sol estão menos fortes. O neurologista Cícero Galli lembra que quem tem a pele mais escura também devem estar atento a uma possível deficiência de vitamina D.
- Essas pessoas geralmente precisam de mais tempo no sol para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa de pele mais clara, por isso precisam ter mais cuidado. O tipo de vida que a pessoa leva geralmente já indica se ela está deficiente de vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.