Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quando a esclerose multipla causa infarto?



A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso que acomete, preferencialmente, jovens e pode interferir, ao longo dos anos, na realização de tarefas comuns do dia a dia. Entretanto, novas drogas têm sido lançadas para o controle desta enfermidade e conseqüente melhora da qualidade de vida de seus portadores.


Qual é o grupo mais acometido pela esclerose múltipla?
A esclerose múltipla não é uma doença rara. Estima-se que mais de 400 mil norte-americanos tenham esclerose múltipla. Geralmente, esta enfermidade se inicia entre pessoas de 20 a 30 anos. Os sintomas raramente aparecem antes dos 10 anos, ou após os 60 anos. As mulheres são mais acometidas do que os homens. Há relatos de que a esclerose múltipla atinge mais freqüentemente indivíduos de classes sociais mais elevadas e moradores de áreas urbanas, mas, até hoje, isto não foi provado.
A distribuição não é igual em todo o mundo. Áreas como o norte da Europa e Estados Unidos, sul do Canadá são consideradas de maior prevalência, enquanto Japão, China e América do Sul são consideradas áreas de baixa prevalência.
Qual é a causa da Esclerose múltipla?
Reconhecida há mais de 150 anos, a esclerose múltipla não tem, até o momento, nenhuma causa conhecida. Acredita-se que fatores ambientais, como infecções virais; fatores genéticos e auto-imunes participam no desenvolvimento desta doença.
Quais são os sinais e sintomas da esclerose múltipla? 
Os sinais e sintomas são variados, fazendo com que o diagnóstico desta condição seja, muitas vezes, difícil. Podem ocorrer sintomas visuais, fraqueza muscular, alteração de sensibilidade numa parte do corpo, vertigem, entre outros. Embora possam existir diversas formas de apresentação, caracteristicamente, os sintomas aparecem subitamente e regridem. Nem sempre, porém, de forma completa. Logo, com o passar dos anos, seqüelas de cada surto vão se somando e tornando a realização das atividades cotidianas cada vez mais difícil.
Como se faz o diagnóstico de esclerose múltipla?
O diagnóstico de esclerose múltipla não é fácil, já que não existe um único exame que seja capaz de afirmar o diagnóstico desta enfermidade e existem muitas outras doenças com sinais e sintomas quase que indistinguíveis. Doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais ou degenerativas do sistema nervoso central devem ser lembradas como possibilidades diante de um caso suspeito. É necessário reunir dados de história, exame do líquor (líquido cefalorraquidiano - que reveste as meninges), ressonância magnética e potenciais evocados. Em alguns casos, são necessários anos até que o médico consiga dados suficientes para estabelecer o diagnóstico de esclerose múltipla.
Existe tratamento para esclerose múltipla?
Sim. Embora não exista ainda um medicamento capaz de curar os indivíduos com esta enfermidade, há drogas criadas nos últimos anos, como o interferon beta e o co-polímero, que podem diminuir a chance de aparecimento de novos surtos da doença. Durante os surtos, quando ocorrer piora dos sintomas já existentes ou aparecimento de novos, podem ser utilizados corticóides. Acompanhamento fisioterápico é essencial para melhorar a recuperação dos pacientes, para que se possa levar uma vida de modo independente.
Infarto agudo no miocárdio
Causas, sintomas e complicações
Conceito
Infarto agudo do miocárdio (IAM), é conhecido como ataque cardíaco. É um dano no músculo do coração, causado por uma redução ou falta no suprimento de sangue em uma determinada área do coração. Nem todo IAM é igual, e o tratamento é baseado no tipo e severidade do mesmo.
Causas
Frequentemente ocorre em decorrência da oclusão total de placas de colesterol, obstrutivas, dentro das artérias coronárias. O IAM ocorre quando há uma rotura de uma placa de colesterol, levando à formação de um trombo (coágulo) no local, que leva à obstrução da artéria.
Doença arterial coronária
Todos os órgãos do corpo humano necessitam de sangue para funcionar normalmente. O sangue leva energia, oxigênio e glicose para as células. É função do coração bombear sangue para todo o corpo, através das artérias, inclusive das artérias do coração, chamadas de coronárias. É nas coronárias que ocorre o depósito de gorduras. Essa gordura depositada na parede do vaso chama-se placa de colesterol. Quando essa placa se rompe leva ao acúmulo de coágulos no local, desenvolvendo um desequilíbrio na oferta de oxigênio aos tecidos, inclusive dos músculos do coração. Isso causa o que chama-se de isquemia, cujo principal sintoma é a angina do peito. A persistência deste sintoma pode evoluir para o Infarto do miocárdio.
Ruptura da placa de colesterol e formação do coágulo
Algumas vezes a placa de colesterol se rompe levando à formação de um coágulo na artéria. Isso pode então ocluir totalmente este vaso, desencadeando o Infarto Agudo do Miocárdio(IAM). Não se sabe ao certo que fatores podem precipitar esta oclusão. Uma atividade física intensa, um stress emocional agudo, uma elevação importante da pressão arterial, entre outros, podem ser fatores desencadeantes do IAM. Sabe-se que a ruptura destas placas, levam ao estímulo da coagulação do sangue (acúmulo de plaquetas) no local da placa de colesterol, formando assim um coágulo. Se esse coágulo oclue totalmente a artéria, surge o IAM. Às vezes, essa obstrução não é total e desenvolve-se o quadro de angina instável (dor no peito ao mínimos esforços e até em repouso).
Sintomas
Dor no peito em aperto, queimação, tipo azia, constrictiva. Não limitada a uma área localizada, mas espalhada. Irradiada para braços, ombros, mandíbula (queixo), através do peito, boca-do-estômago. Sem relação com respiração, posição do corpo ou pressão no local. Às vezes piora ao deitar-se.Não melhora com antiácidos. Pode associar-se com falta de ar, náuseas, vômitos, palpitações, fatiga e suor frio pelo corpo.
Tratamento
No caso do IAM é muito importante chegar ao hospital no prazo de no máximo 12 horas após o início da dor. Quanto mais rápido se chega ao hospital, mais rápido e eficaz será o tratamento. Atualmente, nos hospitais onde existe serviço de hemodinâmica (Cateterismo cardíaco),  dá-se preferência à realização de cateterismo cardíaco de imediato, seguido geralmente por angioplastia com implante de stent. Onde não existe serviço de hemodinâmica pode-se optar pelo uso de trombolíticos (medicação para dissolver o coágulo). A angioplastia é sem dúvida o método mais eficaz, com maior chance de sucesso neste momento. É necessário que o paciente permaneça em unidade de terapia intensiva por pelo menos 48h, dependendo do caso. Quanto aos medicamentos, não pode-se deixar de usar as estatinas (para redução do colesterol), entre outros (inibidor da ECA, b-bloqueadores, aspirina, etc).
Complicações
De acordo com o tempo gasto para chegar ao hospital, teremos mais ou menos risco de complicações. As prinicipais complicações são:
Isquemia progressiva: quando não foi possível tratar o IAM precocemente
Arritmias: são decorrentes das áreas de isquemia compromentendo o sistema elétrico do coração. Podem ser simples, ou não, podendo precisar do uso de cardioversor (choque elétrico).
Insuficiência cardíaca: Ocorre quando a lesão no músculo cardíaco é significativa, levando a uma área de isquemia intensa. Ocorre dilatação do coração, que pode ou não, após a angioplastia, retornar ao tamanho normal.
Ruptura do músculo do coração, ruptura do músculo papilar, CIV, aneurisma do ventrículo esquerdo.
Prevenção
Parar de fumar; controlar pressão arterial, diabetes e vida sedentária. Reduzir níveis de colesterol e triglicérides.  Praticar exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.