Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que provoca infarto do coração.

O infarto do miocárdio é provocada pela formação de um coágulo que obstrul totalmente a passagem do sangue por uma artéria, causando a morte total ou parcial do território do coração irrigado por aquela artéria.
• Normalmente este coágulo instala-se por cima de uma placs de "colesterol" que se acumulou durante anos naquele determinado local.
Um infarto costuma caracterizar-se por dor no peito e instabilidade dos impulsos elétricos no coração levando a distúrbios do ritmo cardíaco.
• O tratamento do infarto deve idealmente ser instituído o mais breve possivel a fim de permitir a instituição de medidas como trombólise (dissolução do coágulo com medicamentos especiais) ou angioplastia primária (dilatação do local ocluído através de balão)
• A istituição a tempo destas medidas impede a morte de pare do musculo cardíaco afetado e melhora o prognóstico a curto e longo prazo.
O que provoca um infarto?
Um infarto é provocado pela formação de um coágulo de sangue por sobre uma placa de colesterol localizada na parede interna de uma artéria que irriga parte do coração (as artérias assim chamadas coronárias são duas1 a direita e esquerda que se ramificam em varias outras). 
O colesterol é um componente essencial á parede das células e participa na Constituição de alguns hormonios; mas o excesso desta substância no sangue circulante provoca sua acumulação indesejável na camada mais interna das artérias1 aí provocando uma espécie de reação inframatória, cujo início pode se dar na adolescencia ou mesmo na infancia. 
Este processo denominado aterosclerose, progride, podendo ser acelerado por fumo1 Pressão alta e diabete e leva ao estreitamento dos vasos. As "placas de aterosclerose" podem em certos momentos, se romper e o sangue circulante Coagula em torno delas. 
Se esse coágulo for suficientemente grande, toda a circulação de sangue através daquela artéria é interrompida e ocorre o infarto. Diferente da isquemia, onde o Coração sofre mas está vivo, o infarto representa a morte de toda aquela região irrigada pela artéria comprometida.
Quais são os sintomas de um infarto?
O sintoma mais comum é a dor opressiva, em "aperto", no centro do tórax1 de localização imprecisa, que pode se irradiar para pescoço, costas e braços ( a "famosa" irradiação para braço esquerdo é apenas uma das possibilidades>. O paciente é em geral acomemtido deste sintoma nas primeiras horas da manhã. Não é comum a ocorrencia de infarto durante ou logo após exercício físico, como muitos acreditam. Cerca de um quarto dos infartos pode ocorrer sem dor.
Outros sintomas associados ou não, são os suores, a palidez, sensação de "queimação" no tórax ou porção superior do abdome, mal estar generalizado, nausea, falta de ar.
Como se diagnostica um infarto?
A combinação de sintomas e alterações caractrísticas no ~~~trocardiograma é a forma mais simples, mas a confirmação é feita através da colheita de sangue na unidade de emergencia ou na unidade coronariana, para dosagem de certas enzimas que são liberadas na circulação decorrentes da morte do tecido muscular cardíaco e consequente dissolução das membranas das células.
Quais as opções para o tratamento do infarto?
O objetivo é obter o mais precocemente possível a "reperfusão" da área atingida, ou seja, reabrir a artéria ocluída e restaurar o fluxo sanguíneo. Uma vez atingido este objetivo, interrompe-se o processo de morte do músculo e a dor desaparece. Quanto mais precoce a reperfusão, maior a quantidade de músculo salvo e melhoro prognóstico do paciente, que dependerá essencialmente da habilidade do músculo cardíaco remanescente em manter a vida do indivíduo sem maiores sacrifícios.
O método mais rápido e eficiente é a anqioplastia imediata, ou seja, a introdução de um cateter dotado de um balonete na ponta, avançado através de exame radiológico até a artéria entupida7 forçando sua abertura, espremendo para os lados a placa de gordura e o coágulo ali formado. Entretanto, este método só pode ser aplicado se o hospital para onde o paciente foi (rapidamente) removido, tiver facilidades e organização médica e de enfermagem para realização de cateterismo e cirurgia cardíaca.
A modalidade mais difundida de reperfusão é, no entanto, a trombólise, ou seja, o emprego de injeções intravenosas de medicamentos especialmente dotados da propriedade de dissolver o coágulo e restabelecer o fluxo de sangue. Os chamados agentes trombolíticos mais empregados são a estreptoquinase e o r-TPA, capazes de reabrir, em cerca de 90 minutos, cerca de 80% das artérias agudamente ocluídas. Após seis horas do início dos sintomas, a eficácia dos trombolíticos é quase nehuma, pois a maior parte das células já está irremediavelmente danificada. Por isto quanto antes for atendido o paciente, melhor.
A aspirina é um medicamento muito eficaz na fase aguda do infarto do miocárdio pois impede a agregação das plaquetas, componentes do sangue,
envolvidas no processo de coagulação.é administrada juntamente com os agentes trombolíticos.
A heparina, outro anticoagulante, é também utilizada durante terapia trombolítica, dependendo do protocolo de trombólise empregado por cada serviço
Outros medicamentos como nitroglicerina e inibidores da enzima conversora (capoten, renitec, prinivil e outros) são utilizados para aliviar o trabalho do coração e reduzir a dor.
Como se processa a recuperação após um infarto?
Os pacientes não complicados podem receber alta da unidade coronariana em três a quatro dias. Ao completar seis a sete dias, durante os quais sua atividade tísica gadualmente aumenta, ele geralmente submete-se a uma "estraficação de risco" onde, através de um teste de esforço ou outro método semelhante procura-se estimar o risco de um novo infarto nos próximos seis meses. A forma de avaliação de risco pode variar bastante de um profissional para outro, mas a mais Comum é através de um teste de esforço adaptado a esta situação peculiar. O teste de esforço pré-alta também ajuda a modular o nível de atividade física do paciente durante a fase de convalescença pós-alta.
São necessárias entre 3 a 6 semanas, dependendo do tamanho da área acometida, para que o processo de cicatrização esteja bem consolidado. Neste período os pacientes devem evitar exercícios físicos vigorosos ou levantar pesos acima de 6 kg.
Como evitar um novo infarto?
O uso prolongado de aspirina e betabloqueadores é comprovadamente eficaz para evitar um novo ataque. Entretanto, a doença aterosclerótica é progressiva e a melhor maneira de deter sua progressão é através de mudanças no estilo de vida. Supressão completa do fumo, perda de peso, exercícios físicos e controle rigoroso do colesterol, pressão arterial (se o paciente for hipertenso) e do diabete. Hoje sabemos que a grane maioria dos sobreviventes de um infarto tem indicação para uso de inibidores da HGM Coa redutase (mevacor, pravacol, zocor, lescol, citalor) que reduzem o colesterol e parecem prevenir mortes cardíacas mesmo em pessoas cujos valores de colesterol no sangue não se encontram muito elevados.
Pacientes em maior risco podem ser identificados seja clinicamente (pois apresentam novos sintomas de dor no peito) ou através de testes especiais que podem, inclusive, ditar a necessidade de cirurgia de revascularizacão miocardica ou angioplastia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.