Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ardencia na barriga-Tipos de dores de barriga.

A dor pode ocorrer em qualquer parte do abdome, que é a região do corpo limitada, superiormente, pelo tórax (região dos pulmões e coração) e inferiormente pela pelve (região contida pelos ossos da bacia). O abdome contém um grande número de órgãos e estruturas que podem sediar a dor. São eles: estômago, intestino delgado, intestino grosso (cólon), fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, rins, músculos e ligamentos. Além destes, as dores sentidas como na barriga, podem ter origem na bexiga, órgãos genitais e sistema circulatório (principalmente artérias). Certas dores, como veremos adiante, são características de determinados órgãos; outras, porém, não permitem que se identifique exatamente a origem.
O que se sente?
A melhor explicação para o que se sente é dada por quem está sentindo. As referências aos tipos de dor – queimação, fincada, cólica, pressão, assim como a sua localização, irradiação, intensidade, duração, forma de início, piora e alívio, variam de pessoa para pessoa conforme a sensibilidade (limiar) e a tolerância de cada uma.
É muito comum que dores das mais diversas causas e órgãos de origem comecem no meio da barriga, em torno do umbigo, ou mais acima, na “boca do estômago”. Com o passar do tempo, quando houver agravamento do quadro, a dor irá se localizar na área onde está sua causa.
Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença. Mesmo assim, descreveremos algumas dores, procurando relacioná-las a sua causa.
A queimação, a ardência e a dor tipo “sensação de fome” localizadas na boca do estômago, com ou sem azia, estão muito associadas a doenças do esôfago, do estômago ou do duodeno, como Esofagite de Refluxo, Gastrite Aguda e Úlcera Péptica, entre outras. A associação com diminuição da fome, apetite e peso torna necessária a diferenciação com câncer. A confirmação dos diagnósticos costuma vir através de exames complementares. Convém lembrar que doenças do coração – angina do peito e infarto do miocárdio, com alguma freqüência, podem manifestar-se por dor na área superior e central do abdome (ver tópico relacionado à cada doença).
Dores localizadas no quadrante superior direito e logo abaixo das últimas costelas deste lado relacionam-se, muitas vezes, ao fígado ou à vesícula biliar. Dores do tipo cólica, que aumentam rapidamente de intensidade, seguidas de alívio progressivo até que outro episódio ocorra, podem estar relacionadas a cálculos (“pedras”) na vesícula ou nos canais biliares. Dor moderada, mas duradoura, nesta mesma zona, associada à falta de vontade de comer, náusea, icterícia (coloração amarelada das mucosas e da pele), forte escurecimento da urina e branqueamento das fezes são, muitas vezes, causadas por hepatites (inflamações do fígado causadas por viroses e substâncias tóxicas, por exemplo). Pneumonias que atingem a parte inferior do pulmão direito podem ser responsáveis por dor nessa região (ver tópico relacionado a cada doença).
Dor em cólica, no meio da barriga, associada à diarréia, com ou sem vômitos, muitas vezes, é causada por gastrenterites, sejam alimentares (intoxicações) ou infecciosas (ver diarréia aguda). Episódios de dor abdominal, não bem localizada, intensa, num período seguinte e próximo às refeições, particularmente em idosos ou pessoas com doença circulatória, podem ser causados por deficiente irrigação sanguínea (isquemia) intestinal, necessitando de avaliação médica urgente.
Dor localizada na porção inferior direita do abdome que piora com o tempo, tornando-se, muitas vezes, intensa e associada à febre é característica da Apendicite Aguda. Em mulheres, é necessário diferenciar essa dor daquela causada por doenças ginecológicas, como gravidez ectópica ou torção de ovário direito.
A diverticulite causa dor – freqüentemente com febre – na parte inferior esquerda do abdome, pois ali passa o cólon sigmóide (porção do intestino grosso antes do reto), local onde há maior ocorrência dos divertículos. Nessa mesma região, algumas pessoas com constipação (intestino trancado ou preguiçoso), queixam-se de dor. As doenças dos órgãos ginecológicos esquerdos também causam dor nesta região.
Dores na porção superior do abdome, em faixa, com irradiação para as costas, podem ser relacionadas a pancreatites agudas ou a agudizações das pancreatites crônicas. História de consumo freqüente ou excessivo de bebida alcoólica, de cálculos na vesícula biliar ou de episódios dolorosos semelhantes, tornam essas hipóteses diagnósticas bastante prováveis.
Na porção média e posterior do abdome, situam-se os rins. Dor na região lombar, em geral, de um lado só, e que se irradia para frente, associada à ardência para urinar, sugere o diagnóstico de cálculo das vias urinárias associada ou não à infecção urinária, que pode alcançar o rim.
A dor localizada ou difusa e a distensão abdominal associada a um aumento da freqüência de evacuações e alteração na consistência das fezes (diarréia ou constipação) podem ser manifestações da Síndrome do Intestino Irritável (ver tópico específico).
Existem inúmeros tipos de dores, causadas por incontáveis causas para dor abdominal, e, somente avaliando caso por caso, na maioria das vezes, com ajuda de exames, é possível chegar a uma conclusão sobre o quadro.
Como o médico faz o diagnóstico?
A dor, como é uma sensação, não pode ser diretamente medida por outras pessoas, nem pelos médicos. Assim, sua avaliação e compreensão dependem muito da explicação do paciente.
O exame clínico ajuda na busca da causa da dor e na determinação da gravidade do quadro. Exames complementares serão solicitados conforme a suspeita do médico. São comumente solicitados exames de sangue na tentativa de verificar a presença de infecção, de alteração do fígado, do pâncreas ou das vias biliares. Exames de urina são úteis quando há suspeita de dor relacionada à infecção ou a cálculo nas vias urinárias.
Os exames de imagem, apesar de nem sempre imprescindíveis, são importantes na documentação diagnóstica. Geralmente, a ecografia (ultra-sonografia) é a primeira opção. Ela permite uma boa visão dos órgãos da barriga, exceto estômago e intestinos, identificando obstruções biliares ou urinárias, abscessos, tumores, doenças ginecológicas e algumas alterações pancreáticas. O Rx de abdome sem contraste é usado geralmente para diagnóstico ou exclusão de quadros agudos graves, como perfurações e oclusão intestinal. Seguindo a avaliação, poderemos solicitar: tomografia computadorizada, ressonância magnética ou outros exames específicos.
Como se trata?
Assim como o diagnóstico, o tratamento é amplo e variável, dependendo da causa da dor, de sua intensidade e duração. Em casos em que o médico não detecta risco, medicações para o alívio da dor podem ser usadas isoladamente. Em outros casos, além do manejo da dor com remédios, é necessário seguir a investigação da causa. Apesar de todos os recursos diagnósticos, e mesmo após cirurgias, existem casos onde a causa da dor não é descoberta. Nesses casos, depois de afastadas causas mais ameaçadoras à vida do paciente, pode se iniciar um tratamento somente analgésico, mantendo o paciente em observação. Algumas vezes, a dor exige a necessidade de uma cirurgia para o seu alívio.
Como se previne?
Não há um método único para a prevenção da dor e, geralmente, previne-se novos episódios, tratando-se a causa básica, quando reconhecida.

54 comentários:

  1. Olá,gostaria de perguntar se a dor no abdomem quando pratico esportes pode ser do Pancreas?

    ResponderExcluir
  2. VOCE NECESSITA DE UM DIAGNÓSTICO PRECISO.O IDEAL É QUE VOCE FAÇA UMA CONSULTA, PARA QUE O MÉDICO LHE AVALIE E PEÇA ALGUNS EXAMES...
    BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  3. olá gostaria de saber ,não de dor ,mais sinto uma quentura ,por dentro ,na parte ,como se fosse na lateral da barriga no lado direito ,mais ou menos ,como se fosse no meio da costela so que na barriga.fiz duas ultrasson abdominal e não encontrei nada ,mas a quentura interna persiste e incomoda ,que exame fazer para ter um diagnostico preciso,e qual a justificativa para esse sintoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tenho essa dor e nao sei oque é, ja tenho a 2 semanas

      Excluir
    2. Peça uma endoscopia para teu médico

      Excluir
    3. Vcs descobriram o porquê dessas dores? Estou tbem assim. Obrigada

      Excluir
    4. Ola pessoal, estou há mais de um mês sentindo essa ardencia e queimaçao do lado direito da barriga. Já fiz vários exames e nao deu nada. Nao sei mais o que fazer. Alguém ja descobriu o que é isso?

      Excluir
    5. galera tenho isso tb a 2meses alguém já sabe o que é???

      Excluir
    6. Olá....Você por acaso está tomando algum medicamento tipo AAS? pode ser rins

      Excluir
    7. nossa!!! mas o que é isso? tbm to desse jeito e já fico pensando em doenças piores, já fazem uns 2 meses, tive virose, tratei, depois tomei probiótico que tava até me piorando essa queimação, agora fica queimando nos dois lados do abdomem, nas costas, muda sempre de lugar, o que sera isso gente???

      Excluir
    8. Tb tô com isso tem quase 1 mês, fiz colonoscopia, endoscopia e raio x e não deu nada, mas a dor não passa. Pior que arde o meio do intestino também, bem no umbigo. Tô desesperado

      Excluir
    9. Também estou com essa queimação. ..ardência . Já fiz uns 12 exames e nada.Deu que tenho síndrome do intestino irritável. Ja tomei vários medicamentos pra isso e de nada resolveram . Me ajudem por favor. Ja fui em 8 médicos e nada.

      Excluir
    10. sabe quem pode te curar dessa sintrome é o senhor Jesus doenças qui os médicos não descobre a causa! vá na igreja universal dia de sexta qui Deus vai te curar creia!

      Excluir
  4. TENHO 30 ANOS E ESTOU PESANDO ATUALMENTE 113 K /DO DIA 08/04/16 E HOJE ESTOU COM 111 K/20/06/2016 FUI AO MEDICO E FIZ EXAME DE SANGUE HEMOGRAMA /DIABETES /COLESTEROL/EXAME PAPANICOLAU /IMFECÇAO URINARIA E UMA ULTRASSON VIAS URINARIAS. NO INICIO ESTAVA COM UMA DOR NA COLUNA NA AREA LOMBAR. AGORA SINTO UM DESCONFORTO NA COLUNA COMO SE ESTIVESSE SE MOVENDO COM ALGUNS MOVIMENTOS Q EU FAÇO. ATIVIDADES DE CASA ... AGORA ESTAVA COMO SE FOSSE UMA PARTE BEM NA NADEGAS PROX A COLUNA DE LADO LOMBAR DOENDO COMO SE FOSSE UMA PANCADA ESSA PASSOU OK MAIS CONTINUA UMA QUENTURA QUE SAI DA COLUNA E DEPOIS FICA QUEIMANDO MUITO EM DIREÇAO DIREITA PARA BARRIGA PARECE FOGO TERRIVEL.. E AINDA SINTO MINHA COLUNA MOVENDO TIPO ISSO OU SEI LA O Q FAÇO ? NA PARTE INFERIOR LOMBAR E QUEIMA MUITO A PARTE LATERAL DA BARRIGA DE UM LADO. denisecarvalho1977@hotmail.com gostaria de resposta e o q faço ?

    ResponderExcluir
  5. Eu tou a 6 semanas sem ver o meu periodo mistrual e sinto um calor dentro da barriga as vezes nas costas parece que tou a queimar por dentro o que pode ser Dr.

    ResponderExcluir
  6. valeu pelo post, vou procurar um medico rapidamente pq na região do meu abdomem superior doi todo dia toda hora. principalmente quando ingiro algum alimento.

    ResponderExcluir
  7. dor no lado direito do peito e vai para as costas o que pode ser tive eso eso fagote erosiva grau A

    ResponderExcluir
  8. Bom dia estou sentindo uma dor que parece ser no estômago masbdoi muito eu já faço tratamentos para gastrite tomo remédio mas continua doendo muito só para de doer c eu tomar Buscopan oque fazer

    ResponderExcluir
  9. Ola! Que bom que achei este tópico... Estou a quase um mês sentindo dores que queimam entre a pele e a costela, do lado esquerdo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com uma dor semelhante, como se fosse ardência. Dói na parte esquerda do abdômen, até mesmo as roupas incomodam quando encostam na pele. Ah! Eu notei o mesmo incomodo na parte de trás do corpo, na mesma altura do abdômen e também no lado esquerdo.

      Excluir
    2. Sinto isso TMN a uns seis meses

      Excluir
    3. Anônimo: também sinto queimaçao do lado esquerdo da barriga pegado do meio e descendo até a fossa iliaca.
      O que também vem me fazendo perder peso sem mesmo ter feito regime. Não dói, só queima.
      De 7 meses pra cá já perdi 12 kg

      Excluir
    4. Tbm estou com essa queimacao no lado esquerdo já fiz cirurgia da vesícula

      Excluir
    5. Vcs descobriram que pode ser essa ardência lado esquerdo

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá sinto uma queimação do lado direito da barriga já à algumas semanas não sei mais o que fazer fiz todo tipo de exames e nada. Parei de Tomar uns medicamento pra ver se era a causa ,mas continua. Coisa irritante, to achando que pode ser por causa de um problema de inflamação no intestino que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm tive problema no intestino, diverticulite perfurada e fiz cirurgia para remover o intestino grosso cheio de diverticulos, já fazem 15 anos, mas agora ando sentindo essa queimação nas laterais do abdomem, mas mudam muito de lugar já estou assim há uns 2 meses e não sei o que é

      Excluir
    2. Vc achou qual é o problema?? Vc está melhor?

      Excluir
  12. Olá ..tenho umá ardencia na pé da barriga ..Já fiz preventivo e não deu nada

    ResponderExcluir
  13. Ola eu estou sentido uma queimação no lado esquerdo do abdômen, à mais de quatro semanas, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sinto essa queimação lado esquerdo da barriga e já retirei a vesícula biliar era pra ter sarado

      Excluir
  14. Olá eu estou sentindo queimadura dentro da minha briga no meu testino ,toque pode ser?

    ResponderExcluir
  15. Olá eu estou sentindo queimadura dentro da minha briga no meu testino ,toque pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Olá eu estou sentindo queimadura dentro da minha briga no meu testino ,toque pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Olá estou sentindo uma queimação no estômago, sinto pontadas acima do umbigo, principalmente do lado direito, pontadas no oblíquo direito do abdome, e dor abaixo do umbigo, quando vou urinar de manhã sinto dores, faz quase um ano...

    ResponderExcluir
  18. Olá estou sentindo uma queimação no estômago, sinto pontadas acima do umbigo, principalmente do lado direito, pontadas no oblíquo direito do abdome, e dor abaixo do umbigo, quando vou urinar de manhã sinto dores, faz quase um ano...

    ResponderExcluir
  19. Sinto minha barriga quente mais não foi começou hj oq pode ser???

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Sinto dores nas costelas e a barriga quente. Tudo Que como causa desconforto.Ja fiz vários exames e nada. É muito ruim isso. Pois estacionei minha vida por causa disso. Alguem sente o mesmo?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Sinto dores nas costelas e a barriga quente. Tudo Que como causa desconforto.Ja fiz vários exames e nada. É muito ruim isso. Pois estacionei minha vida por causa disso. Alguem sente o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu descobrir ? Pois sinto o mesmo ,fiz abdomen total e não deu absolutamente nada ,uma queimação na parte superior direita do abdomen !

      Excluir
    2. VOCE NECESSITA DE UM DIAGNÓSTICO PRECISO.O IDEAL É QUE VOCE FAÇA UMA CONSULTA, PARA QUE O MÉDICO POSSA FAZER UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO E PEÇA EXAMES...
      BOA SORTE!

      Excluir
  22. IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

    ResponderExcluir
  23. Doc james
    Olá, meu nome é o Dr. James Henry de University Of Benin Teaching
    Hospital, sou especialista em cirurgia de órgãos e lidamos com a
    compra de órgão humano que quer vender, e estamos localizados em
    Nigéria, EUA e na Malásia, mas nossa sede está na Nigéria. E se
    você está interessado em vender seu rim, ou vender qualquer parte do seu
    órgão do corpo Entre em contato conosco para mais informações. Entre em contato conosco via
    E-mail: jameshenryhome@gmail.com
    Número Whatsapp +2348110133466
    Espero ouvir de você.
    Saudações,
    Dr. James
    CEO
    UNIVERSITY OF BENIN HOSPITAL DE ENSINO.

    ResponderExcluir
  24. Há uns tres dias comecei a sentir uma leve dor com sensação de ardência. a sensação parece sr mais uma dor leve com ardência. na carne do abdomem, abaixo do umbigo, sei que nem sempre é possível diagnosticar sem alguns exâmes, mas a principio o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  25. Só tomuma ardência no.pe da barriga e uma dor no estômago e irradia para as costas o q será isso.

    ResponderExcluir
  26. Eu vomecei a sentir ontem e a seis meses sinto dor na costela fa frente que irradia para as costas as vezes mais ja fui em 6 medicos e as respostas semprem sao as mesmas .. dor muscular so jesus pra me curar poqe ja fiz exames raio x de sangue urina e nao deu nada papanicolau ta normal agora tenho ultra marcado mais eu creio no Deus que tudo vê ..

    ResponderExcluir
  27. Sinto uma dor no abdômen lado direito, uma dor acompanhada com uma ardência queimação que encomoda mais quando estou deitada ou sentada por favor alguém sabe me dizer oque pode ser isso já fiz vários exames e nada não sei mais oque fazer 😥

    ResponderExcluir
  28. Sinto essas dores também já tem 2anos e com mesmo problema médico não resolve fiz vários exames e nada.
    Sinto queimar dor abdome e no pé da barriga e um quemor nas costas pressão sobe. Já não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  29. Sinto ardência no lado direito do abdômen, já a bastante tempo, mais ela não é permanente é periódica, ja ecografia dos rins não tem nada, estou assustado porque quando começa leva quase 2 horas para desaparecer. Que médico devo consulta? Por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou assim mano... nao sei o que é... farto disto

      Excluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.