Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alimentos com carboidratos de qualidade.

Boas escolhas de carboidratos
Para as refeições, troque as batatas por arroz integral e acompanhe também com pão integral, frutas, vegetais, aveia, leguminosas e outras fontes não processadas de hidratos de carbono.
Os feijões também são uma excelente fonte de hidratos de carbono de digestão lenta, além da grande quantidade de proteína que providenciam ao corpo humano.
Se pretende começar a fazer escolhas mais saudáveis em termos de carboidratos, aqui ficam algumas sugestões:
Troque o pão branco por pão integral. Quanto mais escuro melhor, porque significa que foi menos processado. Quando comer sandes ou tostas, opte por usar este tipo de pão.
Se comer bolachas e snacks, comece a comer os que têm aveia como ingrediente base e reduza nas gorduras e sódio.
Beba leite meio gordo em vez de leite gordo, que tem mais gorduras. Se quiser leite magro, compre com reforço de cálcio.
Consuma menos açúcar branco e óleos para cozinhados. Compre adoçantes e faça a comida com outras gorduras.
Quantidade de carboidratos a ingerir
Os nutricionistas indicam os 60% como valor diário que deve chegar pela ingestão de carboidratos.
Fibra como carboidrato
A fibra é uma fonte importante de carboidratos, originária das frutas, vegetais e leguminosas.
Existem dois tipos de fibra, a solúvel e a não solúvel.
A fibra solúvel ajuda a controlar o açúcar no sangue e a baixar o colesterol. A fibra não solúvel reduz o risco do cancro do cólon.
Sempre que comprar comida de pacote, procure saber o conteúdo de fibra existente.
Os números avançados por nutricionistas, indicam que um adulto deverá ingerir entre 20 a 35 gramas de fibra diariamente.
Fontes de fibra solúvel
Algumas das melhores fontes de fibra solúvel incluem:
Feijões; Ervilhas; Legumes; Aveia; Citrinos; Morangos; Cenouras; Bananas.

Paralisia Facial.


A paralisia facial periférica é a neuropatia craniana aguda mais comum. Seus sintomas freqüentemente são muito chamativos e assustadores para o paciente, em contraste com o curso clínico favorável. 





A paralisia facial periférica necessita de um tratamento especializado. A fisioterapia tem como objetivo na paralisia facial restabelecer a mímica facial. 



Existem duas formas da paralisia facial: idiopática e sintomática. Entre as formas de paralisia facial idiopáticas, a paralisia de Bell é a mais freqüente e corresponde à lesão de natureza incerta, provavelmente viral, no trajeto proximal do nervo facial próximo à saída do forame estilomastóide. O prognóstico é bom na maioria desses casos da paralisia facial. 

A forma sintomática da paralisia facial é causada por trauma, tumores comprimindo o nervo facial e outras doenças é incomum.

O tratamento da paralisia facial periférica requer abordagem médica, fisioterapêutica e fonoaudiológica. A fisioterapia é indispensável com o objetivo principal de restabelecer o trofismo, a força e a função muscular. Os recursos sugeridos pela literatura para o tratamento da paralisia facial são: cinesioterapia, massagem e eletrotermoterapia. 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fibromialgia:(PREGABALINA - LYRICA) Uma doença real e não imaginária - AGORA TEM REMÉDIO.



 Programa tratamento especial para Fibromialgia

Durante muitos anos, pessoas que sentiam dor pelo corpo, além de cansaço, tristeza, dormência nas mãos, tonteira, alteração da memória, alteração do sono e alterações intestinais, eram considerados com problemas puramente psicológicos. Entretanto, o fato demonstra que estas alterações fazem parte de uma doença chamada de Fibromialgia. 
 Com o avanço da medicina descobriu-se que a fibromialgia tem um como base alteração
 genética associado a três fatores: alterações neuroendocrinológicas (substâncias que podem modificar o humor, ânimo e gordura de todo o nosso organismo),alterações de neurotransmissores (substâncias que podem modificar o emoções no cérebro) e disfunção neurosensorial(alteração no sistema neurológico que pode modificar o modo como sentimos a dor). 

Estas três alterações, que são herdadas geneticamente, costumam manifestar-se em uma pessoa após um
 trauma físico ou emocional como uma grande decepção, morte de um ente querido, separação, etc. 

O trauma físico ou emocional tem importância fundamental no
 gatilho para início dos sintomas da fibromialgia, provavelmente por acentuar um desequilíbrio neuroquímico e hormonal já existente no organismo da pessoa com a herança genética da fibromialgia, isto leva ao ciclo vicioso da dor crônica

A fibromialgia é uma doença real e que seu controle é necessário, pois para as pessoas que sofrem com esta doença existe perda significativa na qualidade de vida com grande prejuízo no trabalho, convívio social e familiar.

O tratamento requer uma visão global do organismo corrigindo as alterações neuroendócrinas, dos neurotransmissores, neurosensoriais,  e traumas físicos ou emocional mencionadas acima.

www.centromedicoathenas.com.br 

PREGABALINA - LYRICA - A FIBROMIALGIA AGORA TEM REMÉDIO.

A Fibromialgia, enfermidade que causa fadiga crônica, dores musculares difusas e rigidez, finalmente conta com um tratamento eficaz. A pregabalina, de nome comercial Lyrica, produzida pelo laboratório Pfizer, foi aprovada pelo Food and Drug Administrator nos Estados Unidos no meio de 2007 e trata-se da melhor opção existente na atualidade para o tratamento dos sintomas da Fibromialgia.
Sabidamente, a Fibromialgia é uma doença incapacitante que até o momento não possui cura ou tratamento definitivo. A pregabalina conseguiu demonstrar em um estudo (Pregabalin improves pain associated with fibromyalgia syndrome in a multicenter, randomized, placebo-controlled monotherapy trial. Crofford, L. et al. Arthritis and Rheumatism 2002, 46 (supplement 9) S613)a redução em mais de 50% da dor em 29% dos pacientes que a utilizaram em monoterapia (ou seja, sem uso concomitante de outras medicações), comparado a apenas 13% dos pacientes que utilizaram placebo.
Se olharmos o número absoluto (29%), podemos ver que somente um terço dos pacientes que tomaram a medicação tiveram benefícios, mas é importante salientar que o tratamento da Fibromialgia não é feito somente com uma medicação. É necessário que os pacientes mantenham-se em um programa de reabilitação física, com acompanhamento psicológico ou psiquiátrico além de outras medicações para a dor.
Além do tratamento da Fibromialgia, o Lyrica também pode ser utilizado para o tratamento de dor neuropática periférica, como aquela que acontece em diabéticos ou secundária ao herpes zoster e da dor neuropática central, como aquela sentida por pacientes com lesão da medula espinhal. Ainda é passível de ser utilizado em pessoas com crises convulsivas parciais como complemento ao tratamento anti-epilético já em uso, quando este não está sendo eficaz. Ainda, é útil nos casos de ansiedade generalizada, já que trata-se também de um bom estabilizador do humor.
É importante ressaltar que é uma medicação de uso controlado e só pode ser obtida após consulta e prescrição médica. Dúvidas sobre o tratamento, a dose atual para utilizar e outras dúvidas devem ser tiradas com o seu médico no momento da consulta.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COLESTEROL (HDL).

do M de mulher.com
Preocupando-se com o colesterol você dá um grande passo para fugir de doenças que atacam o coração. Veja como controlar os níveis dessa gordura tão essencial para a saúde

O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura essencial para nosso organismo por ser a matéria-prima principal na produção de hormônios. “Nós não existiríamos sem ela”, diz o cardiologista João Vicente, do Hospital São Luiz. A saber: 70% dessa substância é produzida pelo fígado e 30% entra em nosso corpo através de alguns alimentos. “O doce em excesso, por exemplo, se transforma em gordura”, diz Hélio Castello, cardiologista do Hospital Bandeirantes.

Vilão ou mocinho?
Os dois! Essa gordura pode ser dividida principalmente em HDL-colesterol (bom) e LDL-colesterol (ruim). Ambos circulam no corpo pela corrente sanguínea. O colesterol ruim tende a se prender nas paredes dos vasos e, com o tempo, bloqueá-los, aumentando chances de infarto e derrame. O colesterol bom repara o dano, “varrendo” de volta para o fígado o LDL-colesterol que ficou no caminho. “Por isso, o HDL-colesterol protege o coração, enquanto o ruim, quando em excesso, potencializa os riscos de doenças cardíacas”, diz a endocrinologista Ana Paula Ragonha.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tecido Cartilaginoso.




Foto de uma articulação no microscópio óptico






  1. Tecido Cartilaginoso
    • Tecido conjuntivo especial (células + componentes extracelulares)
    • MEC  fibras + substância fundamental (gel firme rico em água)
    • Não apresenta vasos (sanguíneos e linfáticos) e terminações nervosas
    • Circundado pelo pericôndrio (tecido conjuntivo denso não modelado)
    • Flexibilidade + resistência = amortecedor


  2. Funções
    • Suporte de tecidos moles
    • Revestimento de superfícies articulares para absorção de choques e facilitação de deslizamentos
    • Participa da formação e crescimento dos ossos longos
    • Crescimento rápido + consistência = material esquelético no desenvolvimento fetal (molde)


  3. Células
    • Células condrogênicas : originárias de células mesenquimais. Fusiformes e estreitas, núcleo ovóide
    • Condroblasto : originário de células mesenquimais e condrogênicas. Arredondados. Apresentam organelas correspondentes a síntese.


  4. Células - Condrócito
    • Condrócito : condroblastos circundados pela matriz, habitando lacunas.
      • Manutenção da matriz cartilaginosa
      • Grupos isógenos: condrócitos se dividem e podem formar grupos de até 32 células


  5. Células - Condrócito
    • Vivem sob as baixas tensões de oxigênio
    • Nutrientes chegam por difusão
    • In vivo ocupam toda a lacuna
    • Nos preparados histológicos ficam retraídos


  6. Crescimento
    • Intersticial : divisão de condrócitos  grupos isógenos  produção de matriz  distanciamento  ocupa outra lacuna  aumenta a cartilagem por dentro


  7. Crescimento
    • Aposicional : células condrogênicas do pericôndrio  diferenciação em condroblastos  síntese de componentes da matriz extracelular  cresce por acréscimo da periferia


  8. Histogênese
    • Células mesenquimais retraem prolongamentos  arredondadas e reunidas em massas  centros formadores de cartilagem
    • Diferenciação em condroblastos  síntese da matriz  células em lacunas  condrócitos
    • Condrócitos ainda se dividem  grupos isógenos


  9. Pericôndrio
    • Bainha de tec. conjuntivo denso (em sua maior parte) que envolve as cartilagens, exceto a fibrocartilagem e cartilagem articular;
    • Duas camadas:
    • EXTERNA : fibrosa (colágeno tipo I), com fibroblastos e vasos sanguíneos;
    • INTERNA : celular (células condrogênicas)
    • Funções:
    • - fonte de novos condrócitos para o crescimento;
    • - nutrição da cartilagem.
  10.  


  11. Matriz Cartilaginosa
    • Substância fundamental : água (75%), proteoglicanos (agrecana) que se ligam ao ácido hialurônico, condromodulina, condronectina
    • Fibrilas : colágeno do tipo II (típico)


  12. Matriz Cartilaginosa
    • Fibrilas : colágeno do tipo II (típico), IX (na superfície das fibrilas de colágeno), XI (no interior das fibrilas), VI (pericelular – ancorar células a matriz e organizar fibrilas de colágeno II)
    • Colágeno tipo X – estrutura em rede – cartilagens sujeitas a calcificação
  13. Cartilagem Pericôndrio Grupo isógeno Condrócito
  14. Cartilagem


  15. Tipos de Cartilagem
    • Cartilagem Hialina
    • Cartilagem Elástica
    • Fibrocartilagem


  16. Cartilagem Hialina
    • Aspecto vítreo e azulado
    • Cartilagens costais, parte do esqueleto nasal, na laringe, traquéia, brônquios e superfícies articulares
    • Forma pequenos moldes dos futuros ossos
    • Crescimento dos ossos
  17. Cartilagem Hialina


  18. Superfície articular - Diartroses
    • Membrana Sinovial
      • Cél. A (Macrófagos)
      • Cél. B (Fibroblastos)
    • Líquido Sinovial
      • Ácido Hialurônico
      • Glicoproteínas (Lubricina)
      • Exsudato Plasmático


  19. Cartilagem Elástica
    • Similar a cartilagem hialina: presença de fibras elásticas na matriz
    • Mais flexível que a cartilagem hialina
    • Epiglote, orelha externa
  20. Cartilagem Elástica


  21. Fibrocartilagem
    • Não apresenta pericôndrio
    • Matriz apresentando colágeno I
    • Discos intervertebrais, sínfise púbica, cartilagem articular
  22. Fibrocartilagem Condrócitos em fileiras
  23. Discos Intervertebrais
  24. Cartilagens do Corpo Humano.

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.