Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PROBLEMAS DE DOR NAS COSTAS...

O que é dor nas costas?
Quando lesionamos alguma parte das costas, pode surgir a dor, mesmo que você não tenha percebido a lesão, suas costas quando doem, tentam “dizer” que algo está errado.
A dor nas costas pode ser de várias maneiras, pode ser repentina e lancinante ou de instalação lenta e de pequena intensidade.
Existem várias razões para se ter dor nas costas e para que você tenha o melhor tratamento é indispensável que seu médico saiba a origem do problema, ou seja, o diagnóstico é essencial para sua melhora aconteça de maneira mais rápida e seja mais duradoura.
Aproximadamente 80% das pessoas experimentarão dor nas costas durante a vida o que a torna um problema muito comum.
A maioria das dores é proveniente de lesões musculares causadas por movimentos anormais, traumas ou esforços excessivos, porém pode ser desencadeada até mesmo por tosse ou espirros.
Você pode ter adormecimentos nos braços ou nas pernas. Os sintomas nas pernas, também chamado de ciática, são causados geralmente por pinçamento dos nervos.
Se existir sintomas nos braços ou nas pernas, se houver piora importante da dor, se houver grande restrição para atividades diárias procure um especialista.
Às vezes, a dor nas costas pode requerer maior atenção médica e ocasionalmente até mesmo tratamento cirúrgico para a sua solução. Sempre que houver dúvidas fale com o seu especialista.
Quem tem dor nas costas?
Qualquer pessoa pode ter dor nas costas, porém alguns fatores aumentam o risco:
Envelhecimento: Quanto mais envelhecemos, mais comum se torna a dor nas costas. Geralmente a idade de inicio dos sintomas é entre a terceira e quarta década.
Estar acima do peso: A sobrecarga de peso causada por uma dieta com excessos ou alterações hormonais, por exemplo, pode gerar danos à coluna vertebral.
Baixo condicionamento físico: A dor nas costas é mais comum nos sedentários pela fraqueza e encurtamento muscular.
Seu emprego: se você tem que levantar pesos, se agachar, ou tem que empurrar algo provavelmente terá dor. Se você trabalha sentado numa postura inadequada durante todo o dia também, muito provavelmente, terá dor nas costas.
Fumar: O tabagismo pode causar diminuição da nutrição dos discos intervertebrais podendo causar uma lesão discal (hérnia de disco, por exemplo), até a tosse do fumante pode ser a causa da dor nas costas. Além disso, os fumantes têm uma recuperação mais lenta das crises de dor.
Herança Genética: algumas doenças que acometem as vértebras ou os discos intervertebrais podem ser transmitidas geneticamente.
Outras doenças: Alguns tipos de artrites e tumores podem causar dor nas costas.
Quais são as causas da dor?
A dor nas costas pode ter várias causas, são mais comuns os espasmos musculares, as contraturas musculares, as lesões ligamentares ou rupturas dos discos intervertebrais.
Geralmente são lesões decorrentes de fraturas, quedas, acidentes ou esforços exagerados que produzem dor e danos à coluna vertebral.
O envelhecimento, a obesidade e o tabagismo também estão intimamente relacionados com a dor nas costas.
A dor pode também se originar nas seguintes condições ou doenças: escoliose, espondilolistese, artrites, estenose do canal vertebral, gravidez, infecções, endometriose, fibromialgia, estresse físico e mental, tumores e más condições de trabalho.
 A dor nas costas pode ser prevenida?
Para prevenir a dor nas costas, você deve ter uma vida mais saudável.
O exercício físico regular, além de indispensável para o sistema cardiovascular, mantém o tônus muscular e consequentemente melhora a estabilidade das estruturas da coluna vertebral.
Mantenha o peso corporal se está em uma faixa adequada ou perca peso se está acima do aceitável. Seus ossos serão fortes se você ingerir quantidades diárias adequadas de Cálcio e vitamina D.
Tente sempre manter uma boa postura, independente do local e evite pegar pesos exagerados, se for inevitável sempre dobre as pernas e mantenha a coluna ereta quando estiver sobrecarregando as costas para pegar objetos em locais baixos.
Quando devo procurar um especialista?
Você deve procurar um especialista nas seguintes condições:
Se a dor for de forte intensidade e não melhorar com o repouso.
Se você sentir alterações de sensibilidade nos braços ou pernas, como “adormecimentos ou pontadas”.
Dor nas costas de forte intensidade após trauma ou queda.
Dor acompanhando os seguintes sintomas: Alterações para urinar, fraqueza muscular, 
adormecimento das pernas, febre, perda acentuada de peso sem motivo aparente
Como é feito o diagnóstico da dor?
Para um diagnóstico correto, seu especialista colherá informações a seu respeito e fará seu exame físico com atenção aos pontos importantes para elucidação da origem da dor.
Para confirmar a hipótese diagnóstica, alguns outros testes complementares podem ser pedidos como:
Radiografia Simples: auxilia na visualização das vértebras da região acometida pela dor. Pode fornecer informações sobre malformações congênitas dos ossos, curvaturas anormais da coluna, grau de desgaste ósseo, suspeição de tumores ósseos e outros dados para o diagnóstico.
Ressonância Nuclear Magnética: auxilia na visualização de todas as estruturas que compõem a coluna, além dos ossos, podem-se avaliar a musculatura vertebral, os ligamentos, os discos intervertebrais, entre outras.
Tomografia Computadorizada: auxilia na avaliação óssea principalmente, quando há suspeita de fraturas, deslocamentos, compressões, tumores ósseos, etc.
Eletroneuromiografia: auxilia na avaliação da condução dos impulsos que passam pelos nervos provenientes da coluna vertebral. 
Muitas vezes, mesmo com exames complementares, o diagnóstico pode não ser elucidado, porém na grande maioria das vezes a dor pode cessar (pelo menos por um período).
Se tiver crises recorrentes ou se a dor persistir por mais de três meses, procure um especialista para que exames complementares sejam feitos aumentando a chance de um diagnóstico correto e consequentemente um melhor tratamento.
Qual a diferença entre dor aguda e crônica?
A crise de dor chamada “aguda” é aquela começa rapidamente e dura menos do que seis semanas, a grande maioria das crises de dor é desse tipo.
Geralmente tem um fator causador como um trauma, um esforço excessivo, uma queda, um acidente e geralmente não há antecedentes de dor.
A dor crônica é aquela que se inicia de maneira lenta e dura mais do que três meses.
Esse tipo de dor pode ter tanto períodos de melhora e crises de “agudização”. Felizmente a dor nas costas do tipo crônica é bem menos comum e deve sempre ser investigada.
Como a dor pode ser tratada?
O tratamento da dor nas costas dependerá do tipo e das características da dor que você tem. As dores agudas geralmente melhoram, mesmo sem tratamento específico.
Repouso no máximo três dias, redução de atividades físicas por pelo menos sete dias e o uso de anti-inflamatórios/analgésicos podem trazer mais conforto a esse período de dor. Exercícios, alongamentos e a cirurgia geralmente não são usados para o tratamento de dor aguda.
Existem alguns tipos de tratamento para dores crônicas nas costas:
Calor e/ou gelo: não há um consenso sobre qual dos dois pode ser usado, o calor promove o relaxamento de espasmos musculares e a melhora da dor. O gelo ajuda a reduzir processos inflamatórios e inchaços geralmente causados por traumas e pode auxiliar na redução de dores mais “profundas”, mas não nos espasmos musculares.
Exercícios e alongamento: A execução de alongamentos e exercícios apropriados, inicialmente sob supervisão, pode auxiliar nos casos crônicos.
Medicações: Os principais tipos utilizados são analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e alguns anti-depressivos. Podem ser prescritos de maneira isolada ou em conjunto, dependendo da causa da dor.
Mudanças comportamentais: Você pode aprender como agachar, levantar pesos e se movimentar sobrecarregando menos as costas. Mudanças na maneira de se exercitar, relaxar e dormir pode diminuir as dores. Uma dieta mais saudável e não fumar também auxilia no controle da dor.
Tratamentos alternativos e complementares: Em casos agudos em que as medidas usuais não são suficientes para o controle da dor e em casos crônicos podem ser utilizados outros métodos:
Fisioterapia analgésica: Dispositivos como TENS, Ultra-som e Ondas Curtas, podem auxiliar no alívio do quadro de dor, alguns até com ação anti-inflamatória local e devem ser utilizados sempre sob supervisão especializada.
Cirurgia: a maioria das pessoas com dores crônicas nas costas não necessitam de cirurgia, ela é uma alternativa quando outros tipos de tratamento não têm sucesso. Você pode precisar de cirurgia se tiver um dos seguintes problemas:
Hérnia de disco: casos em que a dor não melhora, há piora neurológica ou falha do tratamento conservadores.
Estenose do canal vertebral: O estreitamento do canal vertebral causa dor e comprometimento neurológico.
Espondilolistese: Ocorre quando há um escorregamento de uma vértebra em relação à outra, causando diversos problemas como dor crônica, por exemplo.
Fraturas vertebrais: dependendo do tipo de fratura e se há ou não instabilidade da coluna vertebral.
Doença degenerativa do disco intervertebral: com o envelhecimento alguns discos intervertebrais podem causar dores fortes e resistentes à outras alternativas. 
Outras causas: raramente a dor nas costas pode ser causada por um tumor, uma infecção ou compressão nervosa grave (síndrome da cauda eqüina). A cirurgia nesses casos deve ser feita assim que possível para o alívio da dor e a prevenção de outros problemas.

Um comentário:

  1. I don't even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don't know who you are
    but definitely you are going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!
    Check out my web page :: Free Annual Credit Report

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.