Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

REGIÃO CERVICAL LESÃO EM CHICOTE.

Lesão em chicote é o termo comumente usado para a lesão por hiperextensão no pescoço. Embora o pescoço tenha uma estrutura muito flexível, pode ser lesado quando o peso da cabeça excede a habilidade do pescoço de controlar seu movimento. A lesão normalmente ocorre quando a cabeça é repentinamente impulsionada para trás e para frente durante um acidente de carro, esportes violentos de contato ou uma queda. Esse movimento abrupto pode causar superestiramento e rasgos na musculatura do pescoço e nos ligamentos, possibilitando uma protusão dos discos com eventual compressão da medula ou raízes.
O tipo de lesão que pode ser causada por esses acidentes pode ser de menor importância, mas também pode ser muito sério. Cintos de segurança e assentos com encosto para a cabeça ajudam a prevenir ou minimizar sérias lesões no pescoço por ocasião de acidentes de carro. Geralmente a dor criada pela lesão em chicote é devida a músculos rijos que ou estão reagindo a rasgos musculares, ou tentando agir como uma tala para o pescoço, eliminando movimentos excessivos. Esses músculos contraídos podem causar dor de cabeça ou dores que se irradiam para baixo do pescoço e das omoplatas.
Diagnóstico
Se, depois de um acidente, você tiver dor no pescoço e ele permanecer muito rijo, seria oportuno procurar um médico para obter uma avaliação da situação. Ele lhe diria se, no seu caso, é suficiente tratar a lesão com medidas que visam restituir-lhe um certo conforto mediante compressas quentes ou frias, massagens suaves e exercícios de alongamento. Se pairar qualquer dúvida quanto à possibilidade de sua lesão no pescoço ter sido mais séria do que um estiramento ou uma luxação muscular, o seu médico continuará a avaliar a sua situação.
Disfunções infecciosas e inflamatórias
Apesar de infecções e inflamações na coluna cervical serem raras, no caso de serem negligenciadas ou diagnosticadas com atraso podem se tornar uma fonte significativa de dor e invalidez. Infecções ósseas ou de articulações podem causar invalidez ou até ameaçar a vida do paciente, e infecções na coluna cervical não são exceção. Disfunções inflamatórias na coluna dorsal incluem artrite e qualquer disfunção que tiver como causa a inflamação das articulações da coluna dorsal. A inflamação é uma reação natural do corpo contra danos causados aos seus tecidos pela irritação dos mesmos, podendo causar inchaço, avermelhamento, aquecimento da área afetada e perda da sua função. A inflamação de uma articulação é chamada de artrite e pode estar confinada a uma pequena região do corpo (apenas uma articulação) ou pode ser generalizada como é o caso da artrite reumatoide. Uma inflamação pode se tornar crônica e persistente. Inflamações ósseas e de articulações podem causar invalidez ou até mesmo a morte. O tratamento imediato pode evitar danos permanentes das articulações.
Apesar da infecção não respeitar idade, a coluna vertebral é um dos locais mais improváveis de ela se instalar. Uma infecção pode ser causada logo após um procedimento de fusão entre vértebras e permanecer não diagnosticada por um longo período de tempo.
Degeneração da coluna
Como resultado do desgaste natural e das rupturas que ocorrem devido ao envelhecimento, certas partes da coluna cervical começam a se degenerar, se deteriorando com a idade. Esse processo causa a perda de flexibilidade de certas partes anatômicas da coluna cervical, tais como ossos, discos intervertebrais, ligamentos e músculos, deixando essas partes mais suscetíveis a lesões. As dores associadas a esses desgastes são, normalmente, chamadas de artrite degenerativa. Elas podem ser causadas pela perda da superfície cartilaginosa que reveste as articulações da coluna cervical, por rupturas dos ligamentos que circundam os discos intervertebrais, por hérnias de disco intervertebrais e por espículas ósseas que podem estar pressionando tanto terminações nervosas quanto a própria medula espinhal. Esse tipo de mudança pode causar uma variedade de sintomas, a começar por dores agudas no pescoço, dores nos ombros e braços, perda de sensibilidade e pontadas nos braços, perda de destreza e dificuldade para caminhar.
DOENÇA DEGENERATIVA DE DISCO
Sintomas
Os sintomas comuns, que sugerem que a doença degenerativa de disco (DDD) pode ser a responsável pela dor, são os seguintes: dor na nuca, dor que irradia para baixo e por trás da omoplata ou pelos braços, dormência, formigamento e, às vezes, até dificuldade com destreza manual ou ao caminhar. Fraqueza muscular ocorre num estágio mais avançado do processo degenerativo e constitui um sinal de que a doença é relativamente mais séria. Em casos agudos de DDD, onde há evidência de compressão da medula, os indivíduos podem experimentar sintomas de ciático, dor nas costas e fraqueza nas extremidades inferiores.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença degenerativa de disco inicia-se com um completo exame físico da nuca, braços e extremidades inferiores. Seu médico vai examinar sua nuca quanto à flexibilidade, limitação de movimentos e presença de certos sinais que sugerem que a raiz de seus nervos ou medula estão afetados por mudanças degenerativas. Isso requer, muitas vezes, que seus músculos sejam testados, para verificar se continuam tendo um desempenho normal. Você será solicitado a preencher um questionário, indicando onde ocorrem os seus sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza.
Quando um paciente com dor nas costas vai consultar um médico, é normal que se requeira uma série de raios X. Se houver uma doença degenerativa já instalada no disco, as radiografias mostrarão comumente um estreitamento dos espaços entre os corpos vertebrais, indicando que o disco se tornou muito fino ou que já entrou em colapso. Osteófitos formam-se em torno dos cantos dos corpos vertebrais e também em volta das extremidades das articulações da coluna. Eles podem ser vistos em chapas de raios X. Enquanto os discos entram em colapso e se formam osteófitos, o espaço disponível para as raízes dos nervos e da medula começa a encolher. As raízes dos nervos saem do canal através de um túnel ósseo chamado forâmen neural e é nessa passagem que os nervos são especialmente vulneráveis à compressão.
É muito comum médicos solicitarem uma RM ou uma TC para avaliar as mudanças degenerativas na coluna cervical de uma maneira mais completa. Uma RM (ressonância magnética) é muito útil para determinar onde ocorrem as hérnias de disco e onde está havendo compressão nas raízes dos nervos ou na medula espinhal. Uma TC (tomografia computadorizada) é, muitas vezes, usada para avaliar a anatomia da coluna cervical, podendo revelar quanto espaço ainda existe disponível no canal espinhal para as raízes dos nervos e para a medula espinhal.
Procedendo assim, seu médico vai ter condições de avaliar com você o que significa o seu diagnóstico e suas opções para tratamento. Para a maioria das pessoas, nas quais não existe clara evidência da relação entre sua fraqueza muscular e uma eventual compressão de raiz dos nervos, a terapia começa com drogas não esteroides, anti-inflamatórios e fisioterapia.
Nesses casos, para facilitar o descanso, prescreve-se, muitas vezes, um suave colar cervical. No caso de doenças da coluna cervical, a cirurgia se apresenta, de imediato, como uma opção antecipada para pessoas nas quais existe evidência de fraqueza muscular, causada por compressão da raiz do nervo ou da medula espinhal. Procede-se assim porque a fraqueza nos músculos é um sinal definitivo de que nervos estão sendo lesados mais seriamente do que quando a dor é só um sintoma. Aliviar essa pressão exercida sobre os nervos é mais que uma prioridade, é uma urgência. Em outras situações, a cirurgia só é oferecida depois de esgotadas alternativas como fisioterapia, repouso e medicamentos que se mostraram ineficazes para aliviar adequadamente os sintomas de dor, dormência e fraqueza.
HÉRNIA DE DISCO
Sintomas
Quando a raiz de um nervo ou a medula espinhal estiver sendo comprimida, você pode sentir dor na sua nuca e dor ou dormência em um ou ambos os braços e mãos e, em casos mais sérios, os músculos que são controlados pela raiz do nervo, que está sendo comprimido pela hérnia de disco, podem se enfraquecer. A dor que você sente na sua nuca, nas costas e nos braços pode resultar de uma combinação de diversos fatores, dentre os quais citamos os seguintes: rasgo no ânulo fibroso, pressão que a hérnia de disco exerce sobre o nervo, irritação, inflamação e inchaço dentro do nervo.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma hérnia de disco cervical inicia-se com um completo exame da nuca, braços e extremidades inferiores. Seu médico vai examinar sua nuca quanto à flexibilidade, à limitação dos movimentos e à presença de certos indicadores que sugerem que as raízes do seu nervo ou da medula espinhal estão afetadas pela hérnia de disco. Isso requer, muitas vezes, que seja testada a força de seus músculos e seus reflexos, para certificar-se de que ainda estão trabalhando normalmente. Muitas vezes você vai ser solicitado a preencher um diagrama que pergunta onde estão ocorrendo seus sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza.
Uma bateria de raios X é normalmente solicitada quando um paciente com dor na nuca consulta um médico. É bastante frequente o raio X não revelar nenhuma anormalidade, porque o disco é composto por tecido macio que os raios X não identificam. Em outras situações, onde uma hérnia de disco é a causa provável dos sintomas do paciente, os médicos solicitarão uma RM (ressonância magnética) ou uma TC (tomografia computadorizada). Uma RM é muito útil para determinar onde ocorreram as hérnias de disco e onde as raízes dos nervos ou da medula espinhal estão sendo comprimidas. Uma TC é, muitas vezes, usada para avaliar a anatomia óssea da coluna cervical, que pode mostrar quanto espaço existe ainda disponível no canal espinhal para as raízes dos nervos e para a medula espinhal. As raízes dos nervos saem do canal espinhal através de um túnel ósseo denominado forâmen neural e é nesse ponto que as raízes do nervo são especialmente vulneráveis à compressão pela hérnia de disco.
Seu médico estará qualificado para expor-lhe, com clareza, o que significa o seu diagnóstico e as de opções de tratamento disponíveis. Para a maioria das pessoas, nas quais não existe evidência de que a fraqueza muscular está relacionada com a compressão da raiz do nervo, a terapia inclui drogas, não esteroides, anti-inflamatórios e fisioterapia. A fim de facilitar um repouso para a nuca, é comum prescrever um colar cervical suave.
Cirurgia para hérnia de disco cervical é indicada como opção preventiva para pessoas que têm evidência de que sua fraqueza muscular é causada pela compressão da raiz do nervo ou da medula espinhal. Procede-se assim, porque a fraqueza muscular é um sinal definitivo de que os nervos estão sendo lesados mais seriamente do que quando a dor é só um sintoma. Aliviar essa pressão nos nervos é mais que uma prioridade, é urgente. Em outras situações, a cirurgia só é recomendada depois de esgotados outros recursos como fisioterapia, repouso e medicamentos sem ter logrado um alívio adequado dos sintomas de dor, dormência e fraqueza.
Mielopatia
Sintomas
Quando a raiz de um nervo ou a medula espinhal estiver sendo comprimida, você pode sentir dor na sua nuca e dor ou dormência em um ou ambos os braços e mãos e, em casos mais sérios, os músculos que são controlados pela raiz do nervo que está sendo comprimido pela hérnia de disco, podem se enfraquecer. A dor que você sente na sua nuca, costas e braços pode resultar de uma combinação de diversos fatores, dentre os quais citamos os seguintes: rasgo no anulo fibroso, pressão que a hérnia de disco exerce sobre o nervo, irritação, inflamação e inchaço dentro do nervo.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma hérnia de disco cervical inicia-se com um completo exame da nuca, braços e extremidades inferiores. Seu médico vai examinar sua nuca quanto à flexibilidade, limitação dos movimentos e a presença de certos indicadores que sugerem que as raízes do seu nervo ou da medula espinhal estão afetados pela hérnia de disco. Isto requer, muitas vezes, que seja testada a força de seus músculos e seus reflexos, para certificar-se de que ainda estão trabalhando normalmente. Muitas vezes você vai ser solicitado a preencher um diagrama que pergunta onde estão ocorrendo seus sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza.
Uma bateria de raios-X é normalmente solicitada quando um paciente com dor na nuca consulta um médico. É bastante freqüente o raio-x não revelar nenhuma anormalidade, porque o disco é composto por tecido macio que os raios-X não identificam. Em outras situações, onde uma hérnia de disco é a causa provável dos sintomas do paciente, os médicos solicitarão uma RM (ressonância magnética) ou uma TC (tomografia computadorizada). Uma RM é muito útil para determinar onde ocorreram as hérnias de disco e onde as raízes dos nervos ou da medula espinhal estão sendo comprimidas. Uma TC é, muitas vezes, usada para avaliar a anatomia óssea da coluna cervical, que pode mostrar quanto espaço existe ainda disponível no canal espinhal para as raízes dos nervos e para a medula espinhal. As raízes dos nervos saem do canal espinhal através de um túnel ósseo denominado foramem neural e é nesse ponto que as raízes do nervo são especialmente vulneráveis à compressão pela hérnia de disco.
Seu médico estará qualificado para expor-lhe, com clareza, o que significa o seu diagnóstico em termos de opções de tratamento. Para a maioria das pessoas, nas quais não existe evidência de que a fraqueza muscular está relacionada com a compressão da raiz do nervo, a terapia inclui drogas, não-esteróides, antiinflamatórios e fisioterapia. A fim de facilitar um repouso para a nuca, é comum prescrever-se um colar cervical suave. Cirurgia para hérnia de disco cervical é indicada como opção preventiva para pessoas que têm evidência de que sua fraqueza muscular é causada pela compressão da raiz do nervo ou da medula espinhal. Procede-se assim, porque a fraqueza muscular é um sinal definitivo de que os nervos estão sendo lesados mais seriamente do que quando a dor é só um sintoma. Aliviar essa pressão nos nervos é mais que uma prioridade, é urgente. Em outras situações, a cirurgia só é recomendada depois de esgotados outros recursos como fisioterapia, repouso e medicamentos sem ter logrado um alívio adequado dos sintomas de dor, dormência e fraqueza.
OSTEOPOROSE
Começar o tratamento ainda jovem pode ser um diferencial. Os tratamentos para esse problema de saúde, potencialmente sério, que atinge tanto homens quanto mulheres num período mais avançado de suas vidas, devem ser iniciados o mais cedo possível. Para as mulheres, o tratamento é mais eficaz se iniciado ainda em sua fase fértil. Cuidados preventivos, antes da menopausa, começam com intervenções e modificações de comportamento que prolongarão e otimizarão, em longo prazo, o bem-estar mental, físico e social das pessoas atingidas por esse mal.
Osteoporose – um risco para todos:
- Afeta cerca de 28 milhões de americanos, sendo responsável por 1.3 milhões de fraturas por ano.
- Uma em cada quatro mulheres, aos 70 anos, é vítima de uma fratura devido à osteoporose.
- Um em cada oito homens, acima dos 50 anos, vai sofrer uma fratura em função da osteoporose.
- Tipos de fraturas: acima de 700.000 da coluna; 300.000 da bacia; e 250.000 do pulso.
Mais de 10 bilhões de dólares são gastos, todo ano, no tratamento de fraturas relacionadas com a osteoporose. 
Atletas: treinos excessivos e má alimentação podem levar a uma baixa densidade de massa óssea. Embora também homens desenvolvam osteoporose, isso ocorre de forma menos grave do que nas mulheres. Fatores de risco variam pouco. Fale com seu médico para obter mais informações.
* Homens também desenvolvem osteoporose, porém, em muitos casos, menos grave do que as mulheres. Fatores de risco variam pouco. Fale com seu médico para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.