Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SONAMBOLISMO.

Manifesta-se quando se caminha ou se fala dormindo. Três por cento dos adultos, sem distinção de sexo, caminham dormindo regularmente. Quinze por cento das crianças entre 6 e 12 anos (a maioria delas do sexo masculino) caminharam ao menos uma vez quando dormiam e 6% delas o fazem uma vez por semana. Este distúrbio apresenta-se durante a fase de sono mais profundo e um mal-funcionamento cerebral leva o indivíduo de um estado de inconsciência a uma zona de despertar psicológico parcial. Está demonstrado que o sonambulismo tem causa genética, assim como os pesadelos noturnos e a transpiração copiosa. Uma em cada cinco pessoas fala dormindo e isto produz-se durante a fase mais leve do sono. Não se produz uma conversa com sentido, mas sim palavras soltas e respostas sem sentido.
Movimentos ou atividades anormais
Nas perguntas sobre movimentos ou atividades anormais durante o sono deve-se, além de registrar os achados esclarecer a história e detalhá-la. Valoriza-se esses sintomas, pois o sono, por definição, é um estado de quiescência. Diversos distúrbios, porém, tornam o sono inquieto. A sensação de pernas inquietas antes de adormecer deve ser valorizada como causa de dificuldade de iniciar o sono.
Sintomas relacionados
• dormir melhor fora de casa;
 
• problemas do local em que dorme no que se refere à temperatura, ao ruído, etc;
 
• cama desfeita;
 
• movimentos isolados ou complexos durante o sono;
 
• sono agitado;
 
• sensação desagradável nas pernas que obrigue a movimentá-las;
 
• falar ou gemer durante o sono;
 
• sonhos cansativos que se desenrolam sem cessar;
 
• cãibras;
 
• acordar pela manhã com cefaléia;
 
• sudorese, mesmo em noites que outras pessoas não suam;
 
• acordar com boca seca;
 
• noctúria;
O sonambulismo consiste em uma série de comportamentos considerados problemáticos e se relacionam com transtornos do sono sendo mais comum na infância e adolescência, porém com certa insidência na população adulta.
A pessoa com esse transtorno pode apresentar os seguintes comportamentos:
Sentar-se na cama, andar pelo quarto ou corredores, arrumar roupas, mexer em objetos, procurar por comida, ir ao banheiro, falar com alguém, tentar sair de casa, etc.
O tempo de duração do sonambulismo pode varias de 1 minuto até meia hora, em geral até 15% da população apresenta algum tipo de sonambulismo.´Sua incidência é maior em crianças com idade de 4 a 8 anos. Caso persista após os 10 anos e na vida adulta esse transtorno é sugestivo de um transtorno de personalidade.
A pessoa que apresenta esse sonambulismo se for acordada durante o evento apresenta-se confusa, desorientada e pode até ficar agressiva. Após o episódio é também comum a amnésia e a pessoa não se lembrar do que fez ou falou.
Uma das causas do sonambulismo está relacionada com a privação do sono (ficar muito tempo sem dormir) e também com algumas doenças e febre alta. O uso de remédios e drogas aumentam a chance de desencadear os sintomas principalmente drogas psiquiátricas como litio, desipramina, alterações tireóide, etc.
O tratamento envolve uma boa anamnese inclusive com interrogatório de familiares que presenciam os eventos, uso de medicação (quando necessária), aconselhamento e psicoterapia, não se esquecendo de medidas de precaução, para que a pessoa não corra riscos durante os eventos, até que haja controle do distúrbio.
A psicoterapia comportamental e cognitiva-comportamental são as abordagens mais utilizadas e eficazes tanto para adultos quanto para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.