Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

DR MOISÉS COHEN-GONARTROSE DE JOELHO.

A procura cada vez mais precoce pela prática de atividades físicas, associadas ao alto nível de competitividade, nas mais variadas modalidades esportivas, tem produzido um número cada vez maior de lesões do aparelho locomotor.
A articulação do joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Devido a sua localização anatômica é particularmente vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. É extremamente dependente das estruturas musculares e ligamentares que a compõe, já que apresenta pouca estabilidade e ao mesmo tempo grande flexibilidade.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é o pivô central do joelho, ou seja, sua função principal é evitar o movimento de deslizamento anterior da tíbia.
As lesões do LCA estão relacionadas com a prática desportiva, principalmente nos esportes de impacto que exigem constantemente movimentos rotacionais do joelho. Esta lesão, antes quase que exclusivas da população masculina, vem acometendo também mulheres por causa da procura cada vez mais precoce pela prática de atividades físicas, associadas ao alto nível de competitividade, nas mais variadas modalidades esportivas.
Um dos mecanismos mais comuns de lesão do LCA é a entorse, provocado por um movimento rotacional anormal do joelho. Além disso, pode ocorrer também uma lesão sem que haja um contato direto quando, por exemplo, o atleta muda de direção subitamente ou pára bruscamente durante a corrida, ou ainda após um salto inadequado.
O atleta refere, com clareza, o movimento do trauma (entorse) seguido de dor de forte intensidade associado muitas vezes a um estalo e a sensação de impossibilidade de continuar correndo ou mesmo de apoiar o pé no chão. O aumento de volume do joelho pode ocorrer logo nas primeiras horas devido ao sangramento que ocorre dentro da articulação trazendo dificuldades para extensão e flexão do mesmo.
As lesões do LCA trazem com frequência um desconforto, e restrições para prática de atividades físicas. Muitos atletas, após o término da fase aguda, até conseguem retornar aos esportes que não exigam movimentos rotacionais do joelho, como por exemplo, a corrida nas esteiras ou em terrenos regulares. No entanto a sensação de falseio do joelho, até para as atividades habituais, e a atrofia da musculatura da coxa são queixas comuns relatados pela maioria dos atletas.
A escolha do melhor tratamento deve-se levar em consideração fatores relativos ao paciente como, idade, sexo, atividade física, profissão e expectativas para o futuro.
Os pacientes que estiverem dispostos a modificar suas atividades, o tratamento conservador associado a um rigoroso programa de reabilitação pode trazer um nível de função satisfatório sem prejuízo para suas atividades da vida diária.
A tendência atual, para pacientes que pretendem continuar ou não com a prática esportiva, é a indicação de reconstrução ligamentar. Além disso, nós sabemos que a ausência do pivô central do joelho (LCA) pode trazer, ao longo do tempo se não reconstruído, alterações degenerativas importantes para a articulação por causa da permanente instabilidade, com conseqüências desastrosas tanto para meniscos quanto para cartilagem articular do joelho.
Dr. Moisés Cohen
www.institutocohen.com.br

domingo, 4 de março de 2012

DESINTOXICACAO DROGAS MENORES.

TRATAMENTO
Embora os efeitos iniciais em geral sejam euforia e animação, quase todas as drogas causam dependência física e psicológica, assim como efeitos no corpo que as tornam indesejáveis. Quando quem usa drogas deixa de ser apenas um usuário ocasional e se transforma em um viciado (dependente químico), vivendo os transtornos e riscos causados pelo uso abusivo de drogas, é hora (ou já se passou da hora) de se iniciar um tratamento.
Para superar o vício, o dependente precisa, antes de tudo, querer. Mas, se não houver uma vontade por parte do usuário, a intervenção familiar é bem-vinda e, em muitas vezes, consegue sucesso. Instituições de todos os tipos entram nessa batalha de cura. Os Narcóticos Anônimos, uma das mais conhecidas instituições, estabelecem passos básicos para o tratamento do usuário de drogas. Esses "passos" incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, auto-avaliação, partilha do problema preservando a identidade do dependente, reparação de danos causados pelo dependente e trabalho com outros usuários de drogas que queiram se recuperar.
Os Narcóticos Anônimos são apenas uma organização entre muitas que tratam de problemas de drogas. O sucesso do tratamento é individual. Os dependentes devem procurar a melhor forma para superar o vício. O que todas as organizações ressaltam é que deve haver uma vontade genuína por parte do usuário em parar o consumo das drogas, pois de nada adianta o usuário se "desintoxicar" para depois, quando voltar à sua vida normal, cair novamente no vício.
ModalidadesExistem muitos tipos de dependências e o tratamento para cada uma delas é diferente. O tratamento também varia dependendo das características do paciente. Problemas mentais, ocupacionais, de saúde, ou sociais, que tornam as pessoas dependentes dificultam ainda mais o tratamento.
Existe uma variedade de programas desenvolvidos para o tratamento de dependência de drogas. O tratamento pode incluir a terapia comportamental e medicamentos. As terapias comportamentais oferecem às pessoas estratégias para serem usadas nas crises de ausência da droga. Ensinam aos usuários meios de abandonar a droga e de evitar recaídas, e ajudam a lidar com as recaídas caso elas ocorram.
Os melhores programas juntam uma combinação de terapias e outros serviços para atingir as necessidades individuais do paciente que são ajustadas de acordo com a idade, raça, cultura, orientação sexual, gravidez, parentesco, moradia e emprego.
Medicamentos como antidepressivos, calmantes, ou neuroléticos podem ser eficientes para o sucesso do tratamento quando os dependentes apresentarem também confusões mentais como depressão, ansiedade, confusão bipolar ou psicose. O uso de medicamentos depende, no entanto, das orientações dadas pelo profissional ou instituição que está cuidando da reabilitação do dependente. O tratamento pode se desenvolver em várias etapas, de várias maneiras e por diferentes períodos de tempo.
 Por que o processo de tratamento é demorado?
Pesquisas mostram que o uso contínuo da droga causa modificações significantes nas funções cerebrais que persistem por muito tempo depois que o indivíduo pára de usar a droga. Para pacientes internados ou não, o tratamento deve ter, em geral, a duração de 90 dias. Mas, tratamentos mais prolongados são indicados. Para a manutenção, um tratamento de 12 meses é o mínimo necessário.
O entendimento que o vício tem tal componente biológico é importante para ajudar a explicar a dificuldade que a pessoa tem de atingir e manter a abstinência sem tratamento. E revela o motivo do processo de tratamento do vício precisar de um longo período. Muitas instituições consideram, inclusive, que o tratamento de um dependente químico dura para o resto de sua vida.

Qual o objetivo do tratamento?

Além de fazer com que o usuário abandone o uso de drogas, o êxito do tratamento leva a pessoa de volta às funções normais da família, do lugar de trabalho e da comunidade. O processo do tratamento individual depende da extensão e da natureza dos problemas apresentados pelo paciente e da participação ativa do paciente no tratamento.
Telefones e endereços de instituições de tratamento
e referência sobre a dependência de drogas:

Instituições de tratamento.


CLÍNICA MÉDICA DR. TOUFIK RAHD 
http://www.clinicadrtoufikrahd.com.br/index2.htm
(17) 2139-2699.
SAO JOSE DO RIO PRETO - São Paulo (SP).



CENTROS DE REFERÊNCIA
NARCÓTICOS ANÔNIMOS

SP - (0xx11) 242-9733
RJ - (0xx21) 533-5015
BA - (0xx71) 532-1200
MG - (0xx35) 212-5400
RN- (0xx84) 620-6669
RS - (0xx51) 291-2441
ES - (0xx27) 355-6003
www.na.org.br
Cebrid
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
http://intranet.epm.br/cebrid/
GREA 
Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas
(0xx11) 3064-4973/ 3069-6960
www.usp.br/fm/grea/
PROAD 
Programa de orientação e atendimento a dependentes
(0xx11) 5576-4472
www.epm.br/psiquiat/proad/proad.htm
NEPAD
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas
(0xx21) 589-4309
sbnepad@uerj.br
COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
Amor Exigente - (0xx19)252-2630
O Amor-Exigente é um grupo de ajuda para pais, conjuges e filhos de dependentes químicos (álcool, drogas Lícitas e Ilícitas). Funciona em 513 grupos no Brasil, todos gratuítos.
www.amorexigente.org.br
Revim - (0xx11) 261-9647/ 831-0730
ATENDIMENTO A MENORES
Projeto Quixote - (0xx11) 576-4386/ 571-9476
Projeto Travessia - (0xx11) 571-9476
  
Instituições de tratamento:
BahiaClínica Vila Serena
Desintoxicação e internação
Loteamento Quintas do Piacaia, 79ASalvador - BA
Telefone para contato: (0xx71) - 378 1535
Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (CETAD)
Tratamento ambulatorial
Rua Pedro Lessa, 123
Salvador - BA
Telefone para contato: (0xx71) - 336 8673
Hospital Geral Prado Vaidares
Tratamento ambulatorial e psiquiátrico
Rua São Cristóvão, s/n
Jequié - BA
Telefone para contato: (0xx71) - 525 4117
Distrito Federal
Clínica Renascer
MSPW Quadra 05 - Conjunto 14 - Casa 03
Brasília - DF
Telefone para contato: (0xx61) 383 2000
Ceará
Centro de Convivência Elo da Vida
Encaminhamento ambulatorial e desintoxicação
Rua Vicente Nobre Macedo, s/n
Messejana - CE
Telefone para contato: (0xx85) - 229 3688
Desafio Jovem
Tratamento ambulatorial e internação de no mínimo 5 meses
Avenida Dedé Brasil, 565
Parangaba - CE
Telefone para contato: (0xx85) - 225 7230
Goiás
Movimento Jovens LivresTerapia ocupacional com internação de aproximadamente 10 meses
Rua L-14, 150
Bairro Feliz
Goiânia - GO
Telefone para contato: (0xx62) - 261 3117
Mato Grosso
Secretaria de Estado da Saúde
Tratamento psiquiátrico
Rua D, quadra 12, lote 2
Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT
Telefone para contato: (0xx65) - 313 2155
Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado da Justiça
Acompanhamento psicológico e abrigo para menores carentes
Parque dos Poderes, bloco 4Campo Grande - MS
Telefone para contato: (0xx67) - 726 4044
Centro de Recuperação Desafio Jovem Peniel
Internação em casa de repouso
Rua David Alexandria, 3857Três Lagoas - MS
Telefone para contato: (0xx67) - 521 1374
Centro de Orientação e Atendimento ao Usuário de Drogas
Atendimento ambulatorial, orientação familiar e acompanhamento psiquiátrico
Rua Saldanha Marinho, 300Campo Grande - MS
Telefone para contato: (0xx67) - 384 6224
 Minas Gerais
Centro Mineiro de Toxicomania
Atendimento ambulatorial, acompanhamento psiquiátrico e terapia ocupacional
Alameda Ezequiel Dias, 365Belo Horizonte - MG
Telefone para contato: (0xx31) - 273 5844
Ampare - Associação Mineira para Prevenção ao Abuso de Drogas
Tratamento ambulatorial, desintoxicação em fazendas do interior do estado
Avenida Afonso Pena, 941 2oandarBelo Horizonte - MG
Telefone para contato: (0xx31) - 224 3656
Fuliban - Fundação Libanesa
Tratamento ambulatorial
Rua Tomé de Souza, 67 4oandarBelo Horizonte - MG
Telefone para contato: (0xx31) - 221 9656
Grata - Grupo de Apoio à Toxicômanos e Alcoólatras
Centro de Recuperação Fênix
Rua Cel. Antônio Alves Pereira, 2215
Uberlândia - MG
Telefone para contato: (0xx34) - 9977 8104/ 237 1617/237 1615
Paraná
Casa de Recuperação Nova Vida
Tratamento de dependentes com internação
Rua Amazonas Souza de Azevedo, 488Curitiba - PR
Telefone para contato: (0xx41) - 264 4075
Comunidade Hermon
Tratamento de dependentes com internação em chácara
Rua Santos Dumont, 2420
Colombo - PR
Telefone para contato: (0xx41) - 359 2372
Pernambuco
Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana (CRHEC)
Atendimento ambulatorial
Rua Rondônia, 100
Recife - PE
Telefone para contato: (0xx81) - 228 3200
Piauí
Hospital Areolino de Abreu
Internação e desintoxicação
Rua Primeiro de Maio, 2420
Primavera - PI
Telefone para contato: (0xx86) - 222 2910
Rio de JaneiroCentro de Convivência EncontroEspecializado no tratamento de dependência de drogas e álcool.
Rua Professor Carlos Eugênio Mexias, 1.072
Barão de VassourasVassouras - RJ
Telefone para contato: (0xx24) - 471 1716
Fax: (0xx24) 471-1980
Clínica Jorge JaberRio de Janeiro - RJ
Telefones para contato: (0xx21) - 442 2230
(0xx21) - 442 4354
Clínica Vila SerenaDesintoxicação e internação
Rua Professor Olinto Oliveira, 28, Santa Teresa
Telefone para contato: (0xx21) - 556 0696/ 265 7991
Fax: (0xx21) - 556 6583
Nepad - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas
Tratamento ambulatorial ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Rua Fonseca Telles, 121 4o andar
Bairro de São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ
Telefone para contato: (0xx21) - 589 3269
 Rio Grande do Sul
Cruz Vermelha BrasileiraAtende 15 pessoas novas por mês
Avenida Independência, 993Porto Alegre - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 221 5140
CDQuim Tratamento
Tratamento ambulatorial (grupos e individual) e internação
Av. Oscar Pereira, 8300 (no Hospital Parque Belém) Porto Alegre - RS 
Telefone para contato: (0xx51) - 318 4555
Instituto Fernando Pessoa
Acompanhamento ambulatorial
Rua Castro Alves, 678Rio Branco - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 222 3014
Instituto Wilfred Bion
Seções de psicoterapia com o apoio da Igreja Luterana
Rua Gomes Jardim, 758Porto Alegre - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 223 5643
Clínica Vila SerenaDesintoxicação e internação
Avenida Coronel Marcos, 880Pedra Redonda - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 249 3918
Centro VitaInternação
Rua Lombo Pinheiro, parada 4Porto Alegre - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 336 1835
UTRAVARP 
Unidade de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo do Vale do Rio Pardo

Rua Simão Gramlich, 955
Bairro Aliança
96800-000- Santa Cruz do Sul - RS
Telefone para contato: (0xx51) - 719 5044
São Paulo
Hospital Água Funda
Desintoxicação e tratamento terapêutico
Avenida Miguel Estéfano, 3030
Bairro da Água FundaSão Paulo - SP
Telefone para contato: (0xx11) - 577 8355
Clínica Vila SerenaMínimo de 30 dias de internação
Rua Marseille, 100
Bairro da Vila da RepresaSão Paulo - SP
Telefone para contato: (0xx11) - 520 9094
Associação Promocional Oração e TrabalhoTratamento baseado na laboterapia e enfoque religioso
Fazenda Vila BrandinaCampinas - SP
Telefone para contato: (0xx19) - 251 5511
Núcleo de Assessoria em Ações PreventivasPrevenção, tratamento ambulatorial e desintoxicação
Rua Doutor Costa Júnior, 546São Paulo - SP
Telefone para contato: (0xx11) - 864 4213
Ambulatório de Saúde Mental de CruzeiroTratamento ambulatorial
Rua Doutor Othon Barcellos, 181Cruzeiro - SP
Telefone para contato: (0xx12) - 544 3547
Ambulatório Regional de Saúde Mental de Presidente PrudenteTratamento ambulatorial
Avenida Manoel Goulart, 2139Presidente Prudente - SP
Telefone para contato: (0xx18) - 221 4633
Ambulatório de Saúde Mental de JaúTratamento ambulatorial e psicológico
Rua Campos Sales, 23Jaú - SP
Telefone para contato: (0xx14) - 622 3435
Serviços Integrados de Psiquiatria Ltda/Sociedade Potuguesa de Beneficiência de SantosTratamento ambulatorial, desintoxicação e internação de 15 a 30 dias
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 200Santos - SP
Telefone para contato: (0xx13) - 232 3398
Montan Comunidade TerapêuticaTrabalho de reintegração social e 12 passos do N.A.
Rodovia Anhanguera, Km 72Louveira - SP
Telefone para contato: (0xx19) - 878 2418
Comunidade de Recuperação Nova Vida VotuporangaMais informações com Rosana ou Billy
Telefone para contato: (0xx17) 421 -3034
Fax (17) 421 4212
Vitória Centro de Recuperação de Farmacodependências S/C Ltda
Mais informações com Carlos Barcelos
Rua Dr. Jorge Balduzzi, 301 Embu das Artes – SP 
Telefone para contato: (0xx11) - 494 3098/ 7961 1513 (fonefax)
Esquadrão da Vida de Marília
Rua Estados Unidos,44
Bairro Jóckei ClubeMarília - SP
Telefones para contato: (0xx14) - 427 2266 / /427 4315
Instituição Cláudio Amâncio
Rua Antonio Bento, 104 - Cep 09520-050 - Centro
São Caetano do Sul - SP
Telefones para contato: (0xx11) - 4224 1770 / 4224 2215
 Santa Catarina
Secretaria Estadual de SaúdeAtendimento ambulatorial e encaminhamento a centros de saúde
Rua Esteves Júnior, 160 12oandar
Florianópolis - SC
Telefone para contato: (0xx48) - 224 5500
Hospital Nossa Senhora dos PrazeresTratamento com internação
Rua Hercílio Luz, 35Lages - SC
Telefone para contato: (0xx49) - 224 1077
CereneTratamento para dependentes do sexo masculino
Rua Jacob Ineichen, 6.607 - Itoupava Central
CP 6.363 - CEP 89069-400
Blumenau - SC
Telefone para contato: (0xx47) - 337 0007
Tocantins
Projeto Saúde EscolarEncaminhamento médico e psicológico
Esplanada Das Secretarias
Centro
Telefone para contato: (0xx63) - 218 1762
Colaborador:
Antonio Roberto Ramos
Farmacêutico – SES/GDF

O QUE É ACINESIA?

 Além dos sintomas motores, várias outras manifestações podem ocorrer, muitas das quais podem ser tratadas com medicação apropriada. A intensidade desses sintomas é variável em cada caso e podem ou não aparecer em determinado paciente. Entretanto, em alguns casos, constituem motivo de grande desconforto e não devem ser deixados de lado pois sua resolução muitas vezes é possível com medidas médicas adequadas.
Tremor
É o sintoma mais freqüente e o que mais chama a atenção embora não seja o mais incapacitante. Para a maioria dos pacientes, o tremor é o principal motivo que os leva a procurar, pela primeira vez, ajuda médica. O tremor apresenta-se de forma característica: é rítmico, relativamente lento quando comparado com outros tipos de tremor (4 a 7 ciclos por segundo) e ocorre principalmente quando o membro está em repouso. Quando o paciente movimenta um membro, o tremor ali presente cessa de imediato para retornar logo após o fim do movimento. No início da doença, o tremor ocorre em um lado e assim permanece por períodos variáveis de tempo. Após algum tempo, o outro lado também é acometido podendo aparecer na cabeça, mandíbula, lábio, queixo e nos membros inferiores. Situações de estresse emocional ou a sensação de ser observado aumentam visivelmente a intensidade do tremor. Por outro lado, durante estado de relaxamento ou durante o sono, o tremor desaparece por completo.
Rigidez
A rigidez muscular decorre do aumento da resistência que os músculos oferecem quando um segmento do corpo é deslocado passivamente. Em outras palavras: para cada grupo de músculos existem outros que possuem atividade oposta, chamados músculos antagonistas. Dessa forma, quando um músculo é ativado para realizar determinado movimento, em condições normais seu antagonista é inibido para facilitar esse movimento. Na doença de Parkinson, essa inibição não é feita de modo eficaz pois alguns comandos originados do cérebro chegam aos músculos de modo alterado. Como conseqüência, os músculos tornam-se mais tensos e contraídos e o paciente sente-se rígido e com pouca mobilidade. Quando determinado membro é deslocado passivamente pelo examinador, pode-se sentir, superpostos à rigidez, curtos períodos de liberação rítmicos e intermitentes, fenômeno que recebe o nome de sinal da roda denteada. 
Acinesia e Bradicinesia
O termo acinesia refere-se à redução da quantidade de movimento enquanto que bradicinesia significa lentidão na execução do movimento. O paciente apresenta redução da movimentação espontânea em todas as esferas. A mímica facial torna-se menos expressiva, transmitindo com menor intensidade sentimentos e emoções que, por sua vez, mantém-se preservados. A caligrafia torna-se menos legível e de tamanho reduzido, fenômeno conhecido por micrografia. As atividades diárias, antes realizadas com rapidez e desembaraço, são agora realizadas com vagar e à custa de muito esforço. O paciente anda com passos mais lentos e pode apresentar alguma dificuldade para equilibrar-se. A postura geral do paciente modifica-se: existe predominância dos músculos flexores de modo que a cabeça permanece fletida sobre o tronco, este sobre o abdômen e os membros superiores são mantidos ligeiramente à frente com os antebraços semi-fletidos na altura do cotovelo.
Distúrbios cognitivos
A maior parte dos pacientes com doença de Parkinson não apresenta declínio intelectual. Isso significa que a capacidade de raciocínio, percepção e julgamento encontram-se intactas. Entretanto, alguns pacientes relatam dificuldades com a memória (geralmente na forma de "brancos" momentâneos), cálculos e em atividades que requerem orientação espacial. Tais alterações podem ocorrer em qualquer estágio da doença mas tendem a ser mais intensas nas fases mais adiantadas e nos pacientes mais idosos. Por outro lado, demência franca pode ocorrer em cerca de 20% dos pacientes mas, quando ocorre no início da doença, deve-se levar em conta a possibilidade de outros diagnósticos que não a doença de Parkinson.
Muitas vezes, a própria medicação antiparkinsoniana pode contribuir para a produção de alterações mentais. Por exemplo, os anticolinérgicos (grupo de drogas ainda largamente usado principalmente contra o tremor) podem resultar em distúrbios de memória e, em casos mais graves, confusão mental e alucinações. Esses sintomas ocorrem mais freqüentemente em pacientes mais idosos que, em geral, não devem fazer uso desse tipo de medicação. A própria levodopa, bem como os agonistas da dopamina e a amantadina também podem, em alguns casos, desencadear reações semelhantes. Felizmente, todos esses sintomas desaparecem quando o medicamente é suspenso ou as doses são reduzidas. 

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.